Governo de Sergipe participa de Capacitação no BID
O Governo de Sergipe foi convidado especial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para participar de uma capacitação sobre o tema ‘Desenvolvimento Econômico: da assistência técnica para a construção de capacidade local’. Realizado na Escola de Verão de Competitividade, sede do BID, em Washington, nos Estados Unidos, o treinamento teve como representante de Sergipe o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento.
A capacitação foi realizada entre os dias 07 e 11 de outubro e contou com a participação de 35 executivos de diversos países, a exemplo da África do Sul, Argentina, Bangladesh, Brasil, China, Cingapura, Coréia do Sul, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, Haiti, Índia, Paquistão, entre outros. A ideia foi fornecer uma visão geral da Fundação Europeia para programa de formação de Cluster de Excelência, que foi projetado para treinar outros países, a fim de levar a cabo iniciativas de reforço da competitividade local.
A escola de verão foi organizada pelo Instituto Interamericano de Desenvolvimento Econômico e Social (Indes) e pela Competitividade, Tecnologia e Inovação Divisão do BID, oferecendo um programa de cinco dias. Esta é a terceira edição organizada pelo BID, desde que a Escola se mudou para Washington em 2011.
Durante o curso, o secretário Saumíneo Nascimento participou de reuniões específicas com técnicos do BID para discutir os projetos de Sergipe que estão em pauta no BID. Na oportunidade, o secretário fez uma apresentação sobre o estado de Sergipe e suas potencialidades econômicas e de forma especial, a Política de Desenvolvimento Industrial do Estado (PDI/SE).
“Desde a adoção do desenvolvimento econômico baseado em conjunto na Europa, o aprendizado sobre gerenciamento de Cluster e políticas têm sido semelhante ao de um ‘ofício’ ao invés de uma disciplina profissional”, disse Saumíneo, ao observar que além dele, estiveram presentes do Brasil, representantes de Minas Gerais.
Como na edição do ano passado, os estudos de caso e materiais desenvolvidos para a Iniciativa Europeia de Cluster de Excelência, será a base do 2013 CSS. Todo o ensino utiliza o método de incentivo à participação ativa dos alunos, e contou com a participação de representantes da Universidade de Harvard, do Banco Mundial, de um centro de pesquisa sobre competitividade e inovação da Dinamarca e ainda do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo do Governo da Catalunha.
De acordo com o secretário Saumíneo Nascimento, no final do curso foi realizada uma mesa-redonda a fim de discutir sobre as experiências nos Estados frágeis, respondendo à pergunta: “Pode esta aprendizagem ser aplicada a estados e regiões em desenvolvimento e frágil pobres?”. “Os debatedores foram profissionais das principais instituições de desenvolvimento baseadas em Washington, como o Banco Mundial, USAID e BID , e da Comissão Europeia , além dos professores da escola”, destacou.
BID / Indes
O Indes foi criado em 1994 pelo BID, com o objetivo de promover o conhecimento e a aprendizagem sobre temas de desenvolvimento econômico e social dos países da América Latina e no Caribe. Desde 2007 Indes tornou-se parte do Setor de Conhecimento e Aprendizagem (KNL), no âmbito da Vice-Presidência de Setores e Conhecimento (VPS).
A missão do Indes é contribuir para aumentar o conhecimento e as habilidades de fortalecimento do público-alvo na região, bem como os funcionários do BID, necessários para promover o desenvolvimento econômico e social na América Latina e no Caribe.
Já o setor de Competitividade, Tecnologia e Inovação Divisão (CTI) do Indes financia projetos e presta assistência técnica a todos os países da América Latina e do Caribe para promover a criação e o crescimento de empresas dinâmicas em países da América Latina e com as capacidades e ferramentas para inovar e competir nos mercados internacionais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo de Sergipe participa de Capacitação no BID – O secretário Saumíneo Nascimento/ASN