[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A solução para os tempos atuais está na união entre três principais fatores: criatividade, inovação e desenvolvimento sustentável. Essa é a prerrogativa do tema da 10ª edição do Fórum Internacional de Inovação e Criatividade (FIIC). Aberto oficialmente na noite desta quinta-feira, 18, no Hotel Parque dos Coqueiros, o evento conta com o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec).

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, na ocasião representando o governador em exercício, Belivaldo Chagas, fez questão de ressaltar a importância do evento que, segundo ele, já é uma iniciativa consolidada em Sergipe. “A inovação e a criatividade são temáticas novas, mas muito importantes para o mundo corporativo. Com a competitividade se tornando cada vez mais acirrada, as empresas precisam aprender a inovar”, afirmou.

Na ocasião, o secretário também lembrou que o Governo do Estado vem empreendendo ações bastante significativas nesse segmento. “Nos últimos quatro anos, o governo tem realizado inúmeros investimentos em inovação, principalmente em inovação tecnológica, e isso vem gerando resultados bastante animadores”, revelou.

Jorge Santana fez questão, ainda, de parabenizar a organização do evento pela importante iniciativa. “Pela programação do fórum, percebe-se que essa é uma oportunidade riquíssima de debater temas relacionados à criatividade e à inovação. Podemos dizer, inclusive, que com a realização deste evento, Aracaju, que é a cidade da qualidade de vida, vai passar a ser também a capital nacional da criatividade”, destacou.

Temática

Fernando Viana, presidente da Fundação Brasil Criativo, responsável pela realização do evento, ressaltou, em sua fala que o FIIC é o único evento do Brasil que trabalha com os temas “criatividade” e “inovação”. “Em sua décima edição, o fórum está menor em tamanho, mas ficou mais intimista, discutindo mais de perto questões relacionadas a essas duas temáticas, que estão sempre unidas, já que não há como inovar sem criar”, explicou Viana.

Após a cerimônia de abertura, foi proferida a palestra “A sustentHabilidade”, pelo jornalista Luciano Pires, de São Paulo. “Eu falo de sustentabilidade sob um outro ponto de vista, discutindo aspectos como o lucro, além de questões culturais. Esse é um tema sobre o qual todo mundo fala, mas pouca gente sabe realmente o que ele significa”, adianta o palestrante.

Fórum

Antes do lançamento oficial do FIIC, que este ano tem edição especial e deve receber cerca de 1.000 pessoas, foram realizados os chamados workshops pré-fórum, que contaram com a participação de palestrantes de todo o mundo. Até o próximo sábado, 20, serão promovidas diversas palestras, painéis, núcleos temáticos e voos noturnos, que são espaços disponibilizados para a apresentação de cases ou pesquisas sobre temas relacionados ao evento.

Nesta sexta-feira, 19, às 10h, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) – órgão vinculado à Sedetec – Ricardo Santana, participará do painel Inovação, fazendo uma apresentação com o tema “Inovação no Estado de Sergipe”. Também participam do debate, moderado por Marcel Fortes, o representante do Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), Marcos Wandir, e a instrutora do Centro Internacional de Estudos de Criatividade da Universidade Estadual de Buffalo, em Nova Iorque, Jo Yudess.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.