Governo de Sergipe lança o Projeto Parceiros do Bem
Depois de relatar sua trajetória em Aracaju, marcada pelo trabalho na Missão Criança, hoje instituto Recriando, Eliane Aquino falou sobre o trabalho de articulação de políticas sociais entre as secretarias estaduais, sociedade e parceiros. "Sabemos o quanto é importante mudar a vida das crianças e adolescentes do nosso Estado e só vamos conseguir fazer isso através de parcerias", disse a primeira dama, ressaltando que a responsabilidade social não está restrita ao Estado.
Eliane Aquino anunciou que o Governo do Estado vai realizar, neste ano, um projeto piloto em Brejo Grande, que depois será levado a outros municípios. Estão previstos convênios com a prefeitura municipal, Cáritas e Caixa Econômica Federal para a construção de casas populares, realização de trabalhos de inclusão social voltados a jovens, e de segurança alimentar e produtiva com pescadores e marisqueiras. "Sergipe tem tudo para crescer e se desenvolver. Com justiça social e a responsabilidade de todos, não só do governo, vamos construir uma grande rede de apoio e inclusão", enfatizou Eliane.
A secretária de Planejamento Lúcia Fácon explicou que o projeto "Parceiros do Bem" está inserido no Plano de Desenvolvimento Territorial de Sergipe e faz parte do sistema estadual de desenvolvimento social através do eixo de inclusão pelo direito. "A proposta é universalizar os direitos fundamentais, como saúde, moradia, alimentação e educação. Além disso, queremos fazer com que as pessoas tenham autonomia e deixem de ser dependentes de assistência", completou.
Ana Lúcia Menezes explicou que a Secretaria da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social vai atuar no projeto "Parceiros do Bem" envolvendo os parceiros através de eixos de responsabilidade social. Assim, as empresas poderão doar materiais de leitura, educação física, vestuário e alimentação, entre outros, além de adquirir produtos, como artesanatos, feitos por adolescentes atendidos por programas da secretaria. Os parceiros também poderão oferecer bolsas de trabalho, promovendo a inclusão de jovens no mercado de trabalho.
Fundo da Criança
No almoço da Acese foi reaberto o Fundo da Criança e do Adolescente para recebimento de doações, que poderão ser deduzidas do imposto de renda. "A primeira dama tem feito um trabalho brilhante e a Associação Comercial trouxe seus associados colocando-se a disposição para firmar parcerias", disse o vice-presidente da Acese, Sadir Gitz.
Também estiveram presentes no almoço da Acese o presidente do sistema Fecomércio, Hugo França, a deputada Conceição Vieira, além dos os secretários de Estado de Educação, José Fernandes de Lima, e das Cidades e da Integração Municipal, Bosco Costa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo de Sergipe lança o Projeto Parceiros do Bem – Fotos: Márcio Dantas