Governo de Sergipe empossa 109 professores
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), empossou nesta sexta-feira, 24, 109 professores da educação básica que irão lecionar em escolas da capital e do interior. A solenidade aconteceu no auditório do Hotel Aquariu’s. Durante o evento, foi realizado um café da manhã e uma dinâmica de grupo, organizados pelo Departamento de Recursos Humanos da SEED. "Esse é um momento importante para a educação. Com a chegada desses professores iremos suprir as necessidades de algumas escolas e melhorar a qualidade do ensino", disse o secretário da Educação, professor José Fernandes de Lima.
Para o professor Lima, a escola precisa ser entendida como um espaço de transformação social. "São os professores que tem esse papel, que é mostrar e refletir sobre a realidade, oferecendo ao aluno as ferramentas para que ele possa se desenvolver no meio social e intelectual", disse. "Vocês estão participando de um momento histórico. Temos um Governo que está disposto a discutir o tema educação e os professores são fundamentais na construção de políticas públicas na área. Nosso debate não pode perder de vista o compromisso com o aluno, pois ele é o foco de todo esse processo", acrescentou.
Durante a solenidade, houve uma posse simbólica dos 109 convocados, com a assinatura do termo de posse pelo secretário da Educação e pelo professor José Francisco dos Santos. O promotor Fausto Valois, do Núcleo dos Direitos à Educação do Ministério Público Estadual, disse que os professores são agentes transformadores. "Cada professor, além de ensinar os conteúdos das disciplinas, precisa mostrar aos alunos a importância do exercício da cidadania", destacou Fausto.
Os professores empossados passarão a atuar nas escolas na próxima segunda-feira, 27, segundo informou o diretor do Departamento de Recursos Humanos, Jorge Costa Cruz. "Todos os 109 convocados vão suprir as necessidades de escolas da capital e do interior", disse. De acordo com ele, existe ainda uma demanda que deverá ser atendida com uma nova convocação. "Estamos preparando outra convocação, que deverá ser de 250 professores, e com isso resolver o problema da falta de docentes em algumas disciplinas", garantiu.
Expectativa
Aguardando há mais de dois anos pela convocação, o professor Renato Souza Fontes não esconde a satisfação de exercer sua função no magistério. "Estava esperando por isso e agora é o momento de comemorar. Espero cumprir com meu compromisso que é formar cidadãos críticos", disse o professor de Geografia, que irá atuar no Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira, localizado no Povoado Colônia Treze, em Lagarto. "Tenho a certeza que este Governo está interessado em investir na educação e nós professores temos que fazer a nossa parte".
Para Maria José Silva, professora de Português há 27 anos, a prática docente virou paixão. "Estou me aposentando, mas não pretendo abandonar a sala de aula. Fiz o concurso pensando nisso. Quero continuar ensinando e aprendendo para sempre", ressaltou Maria José, que irá ensinar no Colégio Estadual Augusto César Leite.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo de Sergipe empossa 109 professores – Foto: Juarez Silveira/Educação