[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No caminho traçado por Sergipe com a Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, em curso desde o início do Governo Déda, mais um grande passo foi dado rumo à conformação de uma rede integrada de serviços de saúde no território sergipano. O passo em questão refere-se às obras entregues no município de Boquim – localizado na região Sul do estado, a 82 quilômetros da capital.
 
Com as inaugurações do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na última quinta-feira, 6, o Governo de Sergipe fecha o ciclo de equipamentos – previstos para o município dentro da Reforma – e abre a possibilidade de ampliar e melhorar o atendimento à população usuária do SUS, tanto daquela localidade quanto de cidades que integram a mesma região.
 
Meses antes, em setembro do ano passado, foram entregues uma Clínica de Saúde da Família (CSF) e a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). “Os investimentos nas CSFs, nos hospitais regionais, nas UPAs, nos CEOs, nas bases do Samu e em outras unidades constroem uma rede de serviços articulada, que vai fazer uma verdadeira revolução na saúde dos sergipanos”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio.
 
A clínica – com capacidade para comportar quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF) – e a base do Samu – que dispõe de uma Unidade de Suporte Básico (USB) – já estão em pleno funcionamento desde que foram inauguradas, atendendo às necessidades da população no que se refere à atenção primária e à assistência pré-hospitalar móvel de urgência.
 
A expectativa da população agora é com as unidades entregues na última quinta-feira e que compõem as redes de atenção hospitalar e especializada. “Aqui, temos dificuldade para sermos atendidos pelo dentista. A minha prótese está velha demais e eu quero colocar outra, mas não tenho condições e já fui informada que nesse centro, além de fazer canal no dente, eu poderei adquirir a minha chapa [prótese dentária]”, disse a dona-de-casa Anatália da Conceição Araújo, 62 anos, referindo-se ao CEO.
 
Serviços odontológicos

 
Segundo a odontóloga Rosiane Azevedo Cerqueira, técnica da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e coordenadora estadual dos CEOs, a unidade na qual vão atuar 14 profissionais – entre eles, sete odontólogos (seis especialistas e um gestor), quatro auxiliares de saúde bucal (ASB) e três da área administrativa, vai também permitir acesso a pessoas com necessidades especiais.
 
“Aqui será ofertado o serviço de canal, que, até então, os usuários do SUS só tinham acesso através das instituições de ensino [hospital universitário]. Será também realizada cirurgia oral complexa, como abscesso dentário, cisto e dente obtuso, entre outras especialidades. E, a partir do próximo ano, serão disponibilizadas próteses dentárias”, informou Rosiane.
 
De acordo com a odontóloga, o CEO de Boquim – cujo nome homenageia a dona-de-casa Terezinha Rosa Trindade Santos, falecida há quatro anos – faz parte do programa do Governo Federal ‘Brasil Sorridente’ e é o primeiro dos oito que o Governo de Sergipe está implantando. A unidade começará a funcionar na próxima segunda-feira, 10. “Ela vai atender a demanda não só de Boquim, que já é muito grande, como a de Arauá, Pedrinhas e Itabaianinha”, acrescentou a gestora.
 
Pronto atendimento

 
Foi a partir das obras de reforma e ampliação financiadas pelo Governo do Estado que o hospital local de Boquim, existente há 15 anos, transformou-se em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências, do Ministério da Saúde. Esta é a segunda UPA inaugurada em Sergipe. A primeira foi a de Porto da Folha, no final de janeiro deste ano. Mais outras sete estão em fase de implantação.
 
Para Raimunda dos Santos, auxiliar de enfermagem há 17 anos, até a reforma, somente funcionava no hospital o atendimento de urgência, porém para pequenos procedimentos. Com isso, a maioria dos casos era enviada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), localizado na capital e que é referência em casos de alta complexidade.
 
“Com a reforma, além de trabalharmos num ambiente mais bonito e saudável, a saúde do povo de Boquim vai melhor, pois as pessoas não vão mais precisar se deslocar para outras cidades. Agora, temos clínica de saúde da família, socorro do Samu, local para tratamento dentário dos casos mais sérios e ainda esta UPA, que faz vários tipos de atendimento, até parto”, frisou a profissional de saúde.
 
Conforme o médico Lourival Duarte, diretor da UPA batizada de ‘Dr. Bernardino Mitidieri’ – em homenagem ao médico da cidade falecido há apenas três meses – a unidade passou a dispor de 45 leitos de internamento, raio-X 24 horas, laboratório interno e duas alas de estabilização, entre outros espaços. Tem capacidade também para realizar cirurgias eletivas (marcadas) e partos normais.
 
“Faremos o atendimento de baixa e média complexidade, tendo condições de acolher até 200 pacientes por dia. Juntamente com as outras unidades já inauguradas no município, passaremos a ter um conjunto muito útil de serviços de saúde, inclusive para as cidades circunvizinhas”, reforçou Lourival.
 
“Olhei tudo e achei uma beleza. Agora meus filhos e meus netos vão ter um acesso à saúde mais fácil. Na minha época, era tudo muito difícil. Eu mesma precisei arrancar todos os dentes. Quando tinha uma ‘coisinha’ mais séria, ia para Aracaju porque por aqui não resolvia”, relatou a trabalhadora rural aposentada, Josefa Rodrigues, 77 anos, e mãe de sete filhos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.