[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A fim de acompanhar de perto o que vem sendo produzido pelo empresariado sergipano e conhecer suas demandas no mercado, o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, viajou na última quinta-feira, 6, até o município de Nossa Senhora da Glória, distante 121 Km da capital, onde visitou indústrias de móveis, de fabricação de colchões, de confecções e alguns laticínios que contam com incentivos do Governo do Estado, através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

Acompanhado por técnicos e diretores da Codise, o secretário começou visitando a Avelan Móveis, que há doze anos atua no ramo e já se consolidou como a maior fabricante de móveis do Nordeste. “No início fabricávamos 12 racks por semana, hoje nossa produção é de dois mil racks por dia”, divulga o empresário Carlos Anderson Cruz, que gera 120 empregos diretos em sua fábrica e ainda atua com 10 lojas no varejo. Ele anuncia ainda que, em breve, estará em produção uma nova fábrica, voltada para o segmento de cozinha. “Na nova unidade serão mais 40 novos postos de trabalho”, ressaltou o empreendedor.

Pertencentes ao mesmo grupo familiar, as empresas Jometal Móveis Tubulares e a Estofados e Colchões Zeep, também são tradicionais na região. A primeira gera 140 empregos diretos na fabricação de mesas e cadeiras para atender as regiões Norte e Nordeste e a segunda, com 15 anos de atuação no ramo, atualmente fabrica estofados, espuma, colchões e poltronas onde emprega 206 funcionários.

Laticínios

Tradicional polo de laticínios em Sergipe, o município de Glória concentra indústrias de pequeno a grande porte. Durante visita a Betalac, que comercializa os produtos Betânia no Nordeste, a comitiva pôde ver como são processados dois milhões de litros de leite ao mês com uma equipe de 80 colaboradores. “Nosso plano é crescer na região entre 30 a 50% até o final do ano, quando vamos começar a produzir iogurte, leite fermentado e achocolatados”, disse o gerente geral, Itajar Lamego, ao destacar que a geração de novos produtos irá gerar pelo menos 20 novos empregos na fábrica.

Também no município, os laticínios Irmãos Santos (Latimilk), Santa Bárbara (Natulac), e a Natville receberam a visita do secretário Saumíneo Nascimento. A Latimilk está em funcionamento há um ano e gera 30 empregos na produção de queijos, manteiga e bebidas lácteas, com o beneficiamento de 25 mil litros de leite ao mês e um faturamento anula de R$ 10 milhões. “Toda a nossa produção é vendida para Sergipe e os Estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia e Alagoas”, destaca o gerente geral da fábrica, William Martins.

Já a Natville processa 250 mil litros de leite ao dia no grupo formado por três empresas que juntas geram 220 empregos diretos na região. “Geramos outros 1.600 empregos indiretos com o transporte e a distribuição de nossos produtos”, destacou Flávio Dantas, diretor geral da empresa que desde 1996 atua no beneficiamento de leite na região. Já a Natulac encontra-se em fase de implantação e vai gerar 35 empregos diretos.

Polo Industrial

Ainda em Glória, a comitiva visitou os empreendimentos instalados no distrito industrial, que abriga pequenas fábricas de confecções e estofados. Na Enxovais Baby foram recebidos pelo proprietário, Rosenildo Barbosa, que há dois anos e meio trabalha na confecção de artigos para enxovais de bebês. “Sou muito grato ao Governo do Estado, pois se não fosse pelo incentivo que nos dá não conseguiria estar nesse espaço e nem atuar no mercado”, disse se referindo à cessão do galpão.

Também no local eles conheceram a Estofados Comfort, que emprega 15 pessoas na fabricação de estofados e poltronas de aproximação para atender os mercados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Ainda visitaram a Mareluc Malhas, do empresário Luiz Carlos Pereira, que fabrica três mil peças ao mês de produtos personalizados, fardamentos e peças íntimas, com a ajuda de oito colaboradores.

Acompanhando boa parte das visitas, o prefeito de Nossa Senhora da Glória, Francisco Carlos Nogueira, o ‘Chico dos Correios’, diz ter sido muito gratificante ver o processo de expansão pelo qual passa o município. “Isso se dá pela força de trabalho do povo de Glória que aliada à posição geográfica favorável, atrai para si o desenvolvimento industrial e da zona rural, nos colocando em posição de destaque como a cidade que mais cresceu no sertão sergipano nos últimos cinco a seis anos”, enfatizou. Após as visitas, a comitiva do Governo de Sergipe, juntamente com a Prefeitura de Glória e empresários, definiu a realização de um seminário local para motivar os empreendedores da Região a concluir a ocupação do Distrito Industrial do município.

Satisfeito com o resultado das visitas pelas expectativas de aumento de capacidade instalada e pela abertura de novas indústrias em Nossa Senhora da Glória, o secretário Saumíneo Nascimento comparou o crescimento do setor industrial em Sergipe com a linha de trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  “O que vimos no município está alinhado ao caminho para o desenvolvimento industrial apresentado pela CNI quando se refere ao Brasil na próxima década, como por exemplo, a educação técnica industrial, ambiente macroeconômico do Estado, possibilidades de crédito em condições adequadas e uso da inovação na produção industrial”, explica.

Saumíneo esclarece ainda que estes fatores são importantes, pois os desafios e as oportunidades proporcionados à indústria pelas novas tendências mundiais, como o rápido crescimento dos países emergentes, os avanços tecnológicos e a mudança do clima, possibilitam o crescimento dentro de um modelo de transformações recentes do país, como a expansão do mercado interno, as mudanças no perfil da população e o deslocamento da produção para o interior do país”, diz.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.