Governo dará apoio a Canindé na passagem da tocha olímpica
O Governo do Estado vai oferecer todo o apoio necessário para a passagem da Tocha dos jogos Pan-Americanos por Canindé do São Francisco, cidade do Alto sertão sergipano. As demandas para o auxílio foram discutidas na manhã desta sexta-feira, 1° de junho, em reunião realizada na Agência de Tecnologia da Informação (Agetis). A Tocha também passará por Aracaju, onde o Governo também vai prestar todo o auxílio necessário.
Na próxima segunda-feira, uma comissão formada por representantes de vários segmentos do Governo irá até o município conhecer de perto o percurso que será percorrido pela Tocha do Pan. A comissão será formada por representantes das secretarias de Comunicação Social, Saúde, Educação, Infra-estrutura, Segurança Pública e Turismo.
"Vamos mostrar quais são as nossas necessidades, em que momentos o Governo pode nos ajudar. Sem esse apoio seria impossível realizar esse evento. Queremos que a participação de Canindé e de Sergipe entre para a história", disse a jornalista Silvia de Oliveira, coordenadora da força-tarefa de revezamento da Tocha do Pan no município.
Maior símbolo dos jogos Pan-Americanos que serão realizados no Rio de Janeiro esse ano, a tocha do Pan chega a Sergipe no dia 10 de junho. Está sendo montada uma grande estrutura para receber as diversas autoridades nacionais e internacionais, jornalistas e atletas que vão acompanhar a passagem do símbolo.
"Só duas cidades do Nordeste, além das capitais, foram escolhidas para participar do revezamento (a outra é Fernando de Noronha, em Pernambuco). Isso se deve ao grande trabalho de divulgação que Canindé tem feito enquanto produto turístico lá fora", informou o secretário de Finanças e Meio Ambiente de Canindé, Antônio Carlos Porto de Andrade. No Brasil, a tocha passa por 42 cidades.
A prefeitura do município sertanejo está planejando diversas atrações para dar maior brilho à passagem da tocha pela localidade. Serão realizados shows com atrações locais, apresentação de grupos escolares e de manifestações culturais locais, como a Cavalhada. Atletas sergipanos de renome nacional também estão sendo convidados para a festa.
Percurso
O revezamento da tocha dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 começou na cidade de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, no dia 5 de junho. As cidades-anfitriãs representarão os 42 países das Américas participantes do Pan. Sergipe vai representar Antígua e Barbuda, país localizado na América Central.
De Sergipe, a tocha segue para Brasília, no dia 11 de junho, onde será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. O Revezamento se encerra no Rio de Janeiro, no dia 13 de julho, quando haverá a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, com o acendimento da pira Pan-Americana no Estádio do Maracanã
Participam do encontro o secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, o comandante da Polícia Militar, coronel José Péricles de Menezes, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Moura, a secretária adjunta da Saúde, Mônica Sampaio, o chefe do Cerimonial do Governo do Estado, Ednílson Guimarães, o gerente de Marketing da Secretaria de Turismo, Carlos Alberto, a diretora de Marketing da Secretaria de Comunicação, Caroline Portugal, o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Carlos Augusto, o secretário-adjunto da secretaria de Esporte e Lazer, Ricardo Souza.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo dará apoio a Canindé na passagem da tocha olímpica – Foto: Janaína Santos/ASN