Governo dá continuidade ao Planejamento Plurianual
Com o fim das Conferências do Plano Plurianual Participativo 2012-2015, os técnicos das secretarias do governo do Estado, que participaram das atividades nos oito territórios sergipanos, continuam o trabalho com reuniões periódicas para analisar os programas temáticos, metas e iniciativas que irão compor o PPA. A primeira reunião aconteceu na última quarta, 6, com os representantes da Secretaria de Turismo e nesta quinta-feira, 7, a equipe de trabalho da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), recebeu os técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
“Durante as conferências, foram discutidos elementos que ajudam e que dificultam o desenvolvimento dos territórios para, assim, construir propostas de cada território para o PPA. Agora, iremos alinhar tais propostas aos programas temáticos do PPA”, explicou a diretora de Planejamento Participativo da Seplag Fernanda Cruz.
O diretor de serviço de orçamento da Seed, Aristóteles Gomes de Oliveira, falou que a reunião além de produtiva é inovadora porque busca alinhar as políticas de planejamento adotadas pelo Governo Federal. “As conferências do Plano Plurianual Participativo contribuiu para nos dar subsídios a nossas ações. Agora, a Seed vai fazer ajustes para adequar as demandas territoriais discutidas durante as conferências”, ressaltou.
Conferências do PPA Participativo
Desde o mês de junho, o Governo do Estado, por meio da Seplag, visitou oito territórios sergipanos para realizar as conferências do Plano Plurianual Participativo de Sergipe. Com o objetivo de alinhar a gestão do governo às propostas discutidas pela sociedade, as Conferências do Planejamento Participativo servem como instrumento de comunicação entre governo e a sociedade. As conferências representam a voz do povo em mais um instrumento de planejamento de médio prazo que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos.
Para o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, o PPA torna-se um instrumento de extrema importância pro Estado à medida que dá transparência no uso dos recursos públicos e melhora o controle do orçamento com o que foi planejado. “Ao abrir o processo de elaboração do PPA à participação popular, o Estado confirma o seu compromisso com a participação social nas grandes decisões da administração pública”, destaca. O Plano Plurianual do Estado de Sergipe deve ser encaminhado a Assembléia Legislativa até o dia 30 de setembro.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo dá continuidade ao Planejamento Plurianual – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag