Governo conhece projetos de pesquisa da Petrobras
A convite da Petrobras, o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, visitou na tarde da última terça-feira, 21, o Núcleo Experimental Engenheiro Baruzzi, localizado no Centro de Pesquisas (CENPES) do Pólo Atalaia. Acompanhado dos diretores do SergipeTec, José Teófilo de Miranda e da Fapitec, José Ricardo de Santana, além da diretora técnica do ITPS, Claúdia Xavier, ele pôde conhecer de perto as instalações do núcleo e conferir os projetos de pesquisa que vem sendo executados pela unidade sergipana.
Antes de percorrer as instalações, o coordenador do Núcleo, Alcemir Costa de Souza, apresentou todas as operações realizadas na área. "O Governo de Sergipe é um grande incentivador das atividades da Petrobras no Estado, por isso essa visita é de fundamental importância, a fim de estreitarmos essas relações e fomentar possíveis parcerias", observou ao destacar que enquanto a empresa trabalha com processos em escala real, as universidades e centros tecnológicos de pesquisa, com os quais a Petrobras já trabalha, atuam com os estudos complementares.
Para o gerente do Núcleo Experimental, José Roberto Fagundes, a Petrobras S/A mantém uma forte interação com a comunidade científica regional. "Esse contato com setores do governo demonstra que as ações podem ser feitas em conjunto e nos permite alinhar o discurso, a fim de trabalharmos com objetivos em comum", afirmou, ressaltando a parceria com instituições de ensino em Sergipe, a exemplo da Universidade Federal, onde a Petrobras atua com sete laboratórios.
De acordo com o secretário Jorge Santana, a visita foi muito proveitosa e serviu como oportunidade para que o Governo do Estado pudesse identificar possíveis parcerias com a estatal, através do núcleo estadual do seu Centro de Pesquisa e Tecnologia, o CENPES.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo conhece projetos de pesquisa da Petrobras – Foto: Jairo Andrade/Sedetec