Governo concede benefícios previdenciários de maneira centralizada
Esse é um dos momentos mais felizes da minha vida”, comemora a professora Maria Helena Alves Miranda ao receber das mãos do secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, o ato de concessão da aposentadoria, no último dia 29. Na mesma ocasião, outros três professores da rede estadual de ensino compartilharam com ela a alegria de também terem as aposentadorias deferidas. Eles foram os primeiros servidores públicos estaduais a serem aposentados pela Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe (RPPS/SE), sob a gestão do Sergipeprevidência.
Antes, o processo de aposentadoria acontecia de maneira fragmentada, com o envolvimento direto de diversos órgãos estaduais. Isso fazia com que uma solicitação do Poder Executivo, por exemplo, demorasse de 5 a 8 meses para ser deferida.
Contudo, desde o dia 4 de janeiro deste ano, o Sergipeprevidência é o único órgão responsável pela concessão, manutenção e pagamento de todos os benefícios previdenciários do servidor público estadual. Com a migração dessa responsabilidade para a autarquia, o prazo para a concessão do benefício cai para no máximo 30 dias.
“Fiquei surpresa quando ligaram dizendo que minha aposentadoria já tinha saído, pois em dezembro procurei me informar sobre o andamento do processo e me informaram que ela não sairia tão cedo. Já estava conformada de que teria que esperar mais alguns meses”, conta a professora, agora aposentada, Juvanildes Santos Cabral. Ela havia dado entrada na solicitação em julho do ano passado e quando o processo migrou para o novo sistema, já em janeiro deste ano, a aposentadoria foi concedida em apenas uma semana.
O mesmo aconteceu com Arle Viana, que havia dado entrada em sua solicitação em maio de 2009. “Não estava tão ansiosa, mas o fato é que dediquei minha vida ao magistério no serviço público e a partir de hoje vou ter muito mais tempo para me cuidar, fazer as coisas que sempre tive vontade e desfrutar melhor da companhia da minha família. Agora começa uma nova etapa da minha vida”, assegura a professora aposentada.
Pioneirismo
As mudanças estão sendo realizadas em razão de um melhor compartilhamento das informações e de uma maior integração do fluxo de trabalho, alcançados com o Sistema de Gestão Previdenciária (Sisprev) adotado pelo Sergipeprevidência desde 2008. Após o período de implantação e adequação do sistema às regras do RPPS/SE, o Sisprev já permite uma maior agilidade no processo de concessão, manutenção e pagamento dos benefícios.
“Também foi fundamental a colaboração e o envolvimento de diversos órgãos da administração pública estadual, a exemplo da Controladoria, Procuradoria, Tribunal de Contas, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, além da própria Secretaria de Estado da Administração”, enfatiza o diretor presidente do Sergipeprevidência, Amito Brito Filho.
A união das diversas instituições e a efetivação do Sisprev faz com que o Estado de Sergipe vivencie um fato inédito no Brasil: o Sergipeprevidência é o primeiro órgão brasileiro a assumir, de fato, o papel de Unidade Gestora Única de um RPPS, concedendo, mantendo e pagando os benefícios previdenciários dos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
E a parceria continua. São os setores de Recursos Humanos de cada instituição que irão instruir o processo de aposentadoria e encaminhá-lo ao Sergipeprevidência. “Os órgãos serão responsáveis por manter a sua base de dados sempre ativa e atualizada. Isso aumentará a acessibilidade do usuário às suas informações previdenciárias e permitirá que o contribuinte possa simular o cálculo de aposentadoria de qualquer computador com acesso à internet”, explica o diretor de previdência do Sergipeprevidência, Pedro Vieira.
“São ações concretas como a que estamos vivenciando hoje que estimulam o espírito de mudança do atual Governo. São essas ações que desmistificam a ideia de que no serviço público as coisas sempre são mais atrasadas. Não são. Basta apenas visão e vontade de fazer acontecer, de adaptar-se ao novo. É isso que o Sergipeprevidência tem buscado”, ressalta o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto.
Para o aposentado João Robério de Melo, ficou evidente a preocupação do órgão em valorizar o servidor aposentado. “É muito bom chegar a essa altura da vida e saber que os meus anos de dedicação ao serviço público são reconhecidos e que existe um movimento na administração pública que se preocupa conosco, buscando sempre alguma maneira de trazer melhorias para o serviço prestado”, afirma.
Portal do Segurado
Desde novembro do ano passado,todos os pensionistas atendidos pelo Sergipeprevidência têm à disposição uma ferramenta que dinamiza o fluxo de informações referentes ao benefício. Trata-se do Portal do Segurado, uma das funcionalidades que integram o Sisprev.
Nesta fase inicial, o Portal já permite aos pensionistas o acompanhamento de processos, emissão de contracheques e a atualização de dados cadastrais. A novidade é que a partir de janeiro deste ano, todos os servidores aposentados pelo Sisprev também terão acesso ao Portal.
O login é, necessariamente, o CPF do beneficiário, e a senha é enviada via contracheque ou também pode ser obtida no setor de atendimento do Sergipeprevidência. Basta acessar www.sergipeprevidencia.se.gov.br e seguir as orientações.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo concede benefícios previdenciários de maneira centralizada – A aposentada Maria Helena e o secretário Jorge Alberto / Foto: Ascom/Sergipeprevidência