[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), entrega a cerca de 150 beneficiários do projeto de inclusão produtiva, por meio da piscicultura, seus certificados de conclusão de curso com capacitação inicial nas áreas de ‘Gestão de Empreendedorismo’ e ‘Associativismo e Cooperativismo’. O curso foi realizado nos municípios de Ilha das Flores, Pirambu, Santana do São Francisco e Telha.

A certificação é resultado do Programa Sergipano de Qualificação Profissional ‘Novos Rumos’, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e acontece às 9h da próxima sexta-feira, 23, no auditório da Seides, localizada à rua Santa Luzia, 680, bairro São José, em Aracaju.

De acordo com a diretora do Departamento de Renda e de Cidadania (DRC) da Seides, Heleonora Cerqueira, além da entrega dos certificados desta primeira fase do projeto, ocorrerão também as assinaturas dos termos de adesão ao ‘Novos Rumos’ de quatro prefeituras (Ilha das Flores, Pirambu, Santana do São Francisco e Telha), e assinaturas dos termos de compromisso com associações de cada cidade.

Com os termos, as prefeituras se comprometem a ajudar na seleção de beneficiários, facilitar o acesso deles aos cursos e espaços para realização das aulas, quando necessário, além de viabilizar a aquisição da produção. Já as associações, vão assumir o compromisso de cumprir regras que garantam a manutenção da iniciativa como um projeto coletivo, e nunca de propriedade de presidentes e /ou gestores de associações.

Também serão realizadas palestras com a participação de representantes do Departamento de Assistência Social (DAS/Seides) sobre os serviços socioassistenciais disponíveis em cada localidade e do Banco do Estado de Sergipe (Banese) a respeito do Programa de Microcrédito desenvolvido pela instituição.

“O propósito do Governo do Estado é criar mecanismos para que a população possa ter sua autonomia financeira, sem depender apenas de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, por exemplo. Esta fase do Novos Rumos na Piscicultura é a preparação para o trabalho em coletividade e gestão dos negócios que estarão por vir”, explicou Heleonora Cerqueira.

‘Novos Rumos’

O curso de piscicultura do programa ‘Novos Rumos’ oferece a capacitação para 150 famílias dos municípios de Ilha das Flores, Santana do São Francisco, Pirambu e Telha. Lançado em agosto de 2011, o Programa Sergipano de Qualificação Profissional resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos buscar vagas no mercado de trabalho ou aperfeiçoar seu conhecimento na área em que atua.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.