[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e outras cinco secretarias estaduais celebraram na manhã desta quinta-feira, 17, a contratação de 30 projetos de pesquisas voltadas para a criação e implementação de políticas públicas para Sergipe. Desse total, oito são projetos com foco no Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade, coordenada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado (Fapitec), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), aconteceu no auditório do Pronese.

O edital 13/2012 para financiamento de pesquisas foi lançado no final do ano passado pela Fapitec em parceria com os seis Núcleos de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas (NAPs) de sete secretarias de Estado (Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico e a do Trabalho). Cada um desses núcleos aprovou projetos de pesquisas direcionados as suas pastas, mas com o mesmo objetivo final: o de apoiar e desenvolver políticas públicas para Sergipe.

O Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas da SES (Napses) aprovou oito projetos em duas das quatro linhas de pesquisa ofertadas: “Gestão Democrática, Solidária e Efetiva do SUS” e “Políticas e Programas em Saúde”. Os oito projetos aprovados totalizam um investimento de R$ 210.599,86. Essas e as outras 22 pesquisas inscritas e aprovadas por meio do edital serão totalmente financiadas pelo Governo do Estado.

O pesquisador Marcos Antônio Prado Nunes é médico e professor do curso de Medicina da UFS. O projeto de pesquisa “Metodologia de apuração de custos por processo de cuidado em pacientes com obesidade mórbida a ser utilizada em unidades de Alta Complexidade” foi um dos aprovados no Napses, um programa estadual de incentivo à pesquisa. No valor de R$ 29.530,25, vai estudar os gastos do SUS com o tratamento de pacientes com obesidade mórbida. “Essa parceria é fundamental, não só pelo apoio financeiro, mas também como uma demonstração de empenho do Governo do Estado em aproximar a academia das bases”, disse.

A coordenadora do Núcleo Estadual de Educação Permanente em Saúde da SES, Amanda Pires, disse que a assinatura dos termos de cooperação com a efetivação do Napses é um marco histórico para o Estado. “Fomentar a pesquisa é fortalecer o Sistema Único de Saúde por meio de estudos científicos que apontem soluções para os grandes desafios do SUS, melhorando as práticas da atenção e gestão”, disse.

O Napses vai apoiar e acompanhar a execução e desenvolvimento das pesquisas financiadas pelo Núcleo. O Napses é composto por representantes das Fundações Hospitalar de Saúde (FHS), Estadual de Saúde (Funesa), Parreiras Hortas (FSPH), SES e pesquisadores.

A solenidade da manhã desta quinta-feira serviu, também, para celebração de dois convênios: entre a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a Fapitec e o segundo entre o Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) e a Fapitec. Diversos pesquisadores e autoridades estiveram presentes.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.