[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Feira da Agricultura Familiar realizada nesta quinta-feira, 10 , teve mais um motivo especial para acontecer, pois fez alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no próximo dia 16 de outubro.

O evento realizado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) reuniu cerca de 20 produtores, que comercializaram frutas, verduras, hortaliças, doces e artesanatos.

Essa edição da feira foi organizada pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides e contou com uma programação diferenciada, disponibilizando para os consumidores e produtores a oportunidade de realizar aferição de pressão arterial e avaliação antropométerica (peso, altura, IMC e circunferência da cintura).

A secretária adjunta de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, também fez suas compras e destacou a alusão ao Dia da Alimentação. “A Seides não podia deixar de lembrar esse dia tão importante, que preza pela Segurança Alimentar e Nutricional da população. Como já realizamos a feira da agricultura quinzenalmente em Aracaju, resolvemos fazer os eventos concomitantemente”.

Satisfação

A produtora Maria Madalena Vieira, de Japaratuba, já comercializa seus produtos desde o início do projeto. “Vender aqui na feira é sempre muito bom. Já fiz minha clientela e consigo vender diretinho. Hoje, gostei muito das novidades da feira. Já medi minha pressão, o peso, a altura. Como não vou muito ao médico, é muito bom ter essas oportunidades”.

Para Maria Denise Félix, agricultora de Capela, a feira hoje foi especial. “Além de vender meus produtos, como sempre faço, ainda pude verificar como está a minha saúde. Gostei muito da ideia”.

A cliente Valdirene Alves, parabenizou a iniciativa de ser realizada uma edição da feira diferenciada para o Dia Mundial da Alimentação. “Já venho comprar meus produtos sempre, mas essa feirinha está ainda mais atrativa, por conta dessa celebração”.

Mais ações

A Emdagro fez a distribuição de mudas frutíferas. Essa edição da feira também contou com a parceria da empresa Recigraxe, que repassou orientações sobre o correto descarte do óleo de cozinha e sobre a coleta do produto.

A consultora de Segurança Alimentar e Nutricional do Sebrae, Ana Virgínia Dantas, orientou os agricultores sobre as boas práticas de higiene adotadas em uma feira livre.

“No geral, a feira da Agricultura Familiar realizada pela Seides é muito limpa e higiênica. Estou prestando bastante atenção e orientando, especialmente, os produtores que trabalham com alimentos prontos para o consumo. É fundamental se adequar às regras de higienização para passar uma melhor impressão aos consumidores”, destacou.

Na ocasião também foi montado um estande para a conscientização da prevenção do câncer de mama e sobre a importância da higienização correta dos alimentos, através da parceria com o curso de Nutrição da Universidade Tiradentes.

“Estamos repassando esclarecimentos sobre como higienizar corretamente frutas e legumes com o hipoclorito de sódio, pois previne a ingestão dos alimentos com parasitoses, inclusive estamos distribuindo a substância com as instruções de uso”, ressaltou a estudante e Nutrição da Unit, Andresa Rolembergue.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.