[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Música, esporte e cultura. Foi com esses três elementos que o Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Cultura (Secult), do Esporte e Lazer (Seel) e da Comunicação (Secom), comemorou os 158 anos de Aracaju, em uma festa para todos os sergipanos no último sábado, 16, no Parque dos Cajueiros. O local comemora, no mês de março, um ano de reabertura.

A festa teve início às 7h com competições esportivas que seguiram pelo resto do dia. Já durante a tarde, foi a vez da cultura pedir passagem, através de apresentações artísticas e culturais, que fizeram o público se divertir.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, a festa foi uma forma de o Governo materializar o carinho e cuidado que ele tem com a capital de todos os sergipanos. “Esse agrupamento político começou sua trajetória na Prefeitura de Aracaju e nós temos conhecimento do significado que isso teve para mudar a face dessa cidade. Quando Marcelo Déda chegou ao Governo de Sergipe ele não deixou de ter o mesmo carinho e a mesma atenção por nossa capital e isso está visível nas diversas obras da administração estadual existentes aqui, como, por exemplo, este parque”, destacou a secretária Eloisa.

Maurício Pimentel, secretário do Esporte, também destacou a importância do evento na programação do aniversário da capital. “O esporte sempre tem uma força grande nas comemorações do aniversário da cidade, mas, neste ano, pensamos em incluir também a cultura, para assim podermos fazer um evento com maior amplitude e que tivesse mais atrativos. Então esta mistura do esporte e da cultura é uma mistura que torna a sociedade melhor e foram esses instrumentos que o Governo usou para promover esse dia especial e de comemoração por Aracaju”, argumentou Pimentel.

Programação

O dia foi recheado de atividades. Logo no início da manhã, competições de Tênis de Campo davam as boas vindas ao público. No decorrer do dia o vôlei de quadra e de praia, futsal, futevôlei, handebol e hóquei fizeram as pessoas vibrar. Os esportes radicais como skate e bicicross também tiveram espaço, assim como as apresentações de capoeira.

Já a programação cultural iniciou às 15h, e o público pôde apreciar o grupo folclórico Cacumbi, de Laranjeiras, o Grupo de Teatro Boca de Cena, com seu espetáculo ‘Folclore na Cabaça’, além da música instrumental de Odir Caius e o típico forró sergipano com a banda Fogo no Beco.

“A programação realizada aqui teve uma relação direta com as ações das secretarias envolvidas. O esporte trouxe para cá muitas modalidades esportivas, e nós trouxemos  representantes dos grupos folclórico, grupos de teatro, que inclusive vão participar do III Festival de Teatro, que é outro presente do Governo para a cidade de Aracaju no mês de março, e trouxemos ainda uma programação musical que dialoga com o nosso trabalho e que celebra a sergipanidade”, complementou Eloisa Galdino.

População agradece

Local de descanso e ideal para a prática de atividades físicas, o Parque dos Cajueiros recebeu milhares de pessoas durante todo o dia da festa. A aposentada Josefa Silveira, por exemplo, mora na cidade de São Domingos, mas adora Aracaju e sempre que pode faz questão de vir passar alguns dias na capital com seus familiares. “Fiquei muito contente em chegar aqui e encontrar essa programação. Esse evento foi um atrativo a mais para quem mora e também quem está passando pela cidade”, disse.

Quem também estava curtindo o dia de lazer no parque dos Cajueiros era a aposentada Ana Angélica. Com muita animação, ela dançava ao som das bandas e assistia atentamente as apresentações culturais. “Achei magnífico esse evento e a programação que o governo trouxe para cá. Amo minha cidade e não poderia ficar de fora dessa festa”, completou.

Mas o Parque dos Cajueiros não foi tomado apenas por aqueles que estavam ali para prestigiar a programação. Nas quadras e arenas esportivas diversos atletas se revezavam e aproveitavam a programação que também foi pensada para eles.

O bancário Cleiton Galdino era um deles. Ele chegou cedo ao parque e participou das competições de handebol. “Muito bom comemorar o aniversário da nossa cidade assim, com uma programação esportiva e cultural”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.