Governo busca soluções para ajudar produtores com prejuízos
O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), José Macedo Sobral, coordenou na manhã da última quarta-feira, 9, na sede da Secretaria, reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), da Defesa Civil Estadual, do Serviço de Metereologia no Estado e de Assessores Técnicos da Seagri, objetivando solucionar os prejuízos da safra dos agricultores familiares por causa dos efeitos severos da estiagem, além de alimento para os animais, com o agravante das faltas de acesso ao financiamento bancário e condições de pagamento de empréstimos já contraídos.
José Sobral ouviu depoimentos do metereologista Overland Amaral, adiantando a falta de perspectiva de chuvas para Sergipe e para o Nordeste e apontando de forma técnica as causas que a cada dia potencializam a estiagem, promovendo tristeza para os produtores e ampliando a apreensão dos organismos governamentais em razão da impossibilidade de reverter as condições da natureza.
A presidente da Fetase, Maria Lúcia, expressou sua tristeza com a situação por que passam os agricultores familiares e com a falta de oferta de alimentos nas feiras livres, ou com o alto valor cobrado em diversos produtos, tendo como causa a inexistência de uma oferta compatível com a procura, como também pela perda da produção, citando como exemplo o preço do quilo da farinha que já atinge R$ 6. Ela falou ainda sobre o processo migratório de trabalhadores com destino Sergipe, o que restringe o espaço para os sergipanos.
“Além disso, causa total preocupação as condições degradantes na oferta de trabalho em razão do momento vivenciado no meio rural pela inexistência da oferta de emprego e, por conseguinte, pela falta de renda”, disse Lúcia.
O Tenente Coronel Mendes, Coordenador da Defesa Civil estadual ressaltou o esforço do Governo de Sergipe na busca de minorar as condições de vida no interior do Estado. Ele disse que vem sendo um trabalho árduo para manter o abastecimento de água para a população do campo, acentuando que o Governo sergipano está dobrando o número de carros-pipas, pois a cada dia se agrava a seca no Estado de Sergipe.
O secretário José Sobral chegou a agendar uma próxima reunião para a sexta-feira, 11, na própria secretaria, com o Comitê da Seca, participação da Defesa Civil, Meterologia, Fetase, Faese, Emdagro e técnicos da Seagri. Todavia, em função da premissa de reunir o máximo de representantes dos segmentos ligados às questões agropecuárias e sociais no Estado, visando ampliar o leque de oferta de atendimento e de soluções, o encontro foi transferido para quinta-feira, 17, às 9h30, no auditório da Seagri.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo busca soluções para ajudar produtores com prejuízos – Fotos: Luiz Carlos Lopes Moreira Ascom/Seagri