[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, visitou o Campus II da Universidade Tiradentes, acompanhado pelos presidentes do Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITP), professor José do Patrocínio, e da Fapitec, Ricardo Santana. A iniciativa tem como proposta promover uma maior integração entre os órgãos públicos estaduais que trabalham com ciência e tecnologia e instituições de pesquisa, na busca por avanços nessa área.

Os representantes do Governo do Estado foram recebidos pelo reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, pelo pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, Temisson José dos Santos, e pelo diretor do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Marcos Wandir, que apresentou as instalações e o trabalho do ITP. Jouberto Uchôa comentou sobre a importância do diálogo entre as instituições que trabalham com ciência, tecnologia e inovação no Estado. "É importante estreitar esses laços e investir em pesquisas, com o apoio do Governo do Estado, para fazer crescer o setor em Sergipe, a fim de que Sergipe seja reconhecido nacional e internacionalmente", disse.

O secretário Jorge Santana também foi otimista ao falar sobre as possíveis parcerias. "Vejo grandes oportunidades. Exatamente por isso trouxe os presidentes da Fapitec e do ITPS, para ampliar essas relações, partindo do princípio que a Unit e o ITP são instituições conhecidas e respeitadas, que apresentam afinidades grandes com as estratégias do Governo Marcelo Déda e com as necessidades do Estado", ressaltou.

ITP

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) foi criado em 1998, para responder às demandas do desenvolvimento da ciência e da tecnologia em Sergipe e na região Nordeste. Com o objetivo de promover, incentivar, acompanhar e avaliar ações e atividades de pesquisa para a sociedade e para os setores produtivos, o ITP forma alianças de cooperação com outras instituições, a exemplo da Rede de Catálise do Norte-Nordeste.

O ITP conta com 18 laboratórios de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, a exemplo da biologia genética, produtos naturais, biotecnologia, estudos ambientais, morfologia estrutural, entre outros. A crescente qualificação do seu corpo de pesquisadores (18 funcionários e 27 colaboradores) possibilita ao instituto constituir parcerias com diversos órgãos públicos, Instituições de Ensino Superior (IES), redes, instituições financeiras e empresas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.