Governo busca inserção de Sergipe no mercado turístico mineiro
Aproximar os operadores de turismo mineiro com o trade sergipano, além de divulgar o artesanato sergipano num dos maiores mercados emissores de turista do país. Com estes objetivos e para auxiliar a construção da imagem de Sergipe no mercado mineiro a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) participou, junto com gerentes da hotelaria sergipana, do Minas Tur 2009 – Salão de Negócios e Turismo em Belo Horizonte. O evento é voltado exclusivamente para agentes de viagens.
A coordenadora de Marketing da Emsetur, Larissa Porto ressaltou a importância das estratégias de inserção de Sergipe mercado mineiro. “A participação é uma forma de ampliar as oportunidades de negócios turísticos entre os dois estados, além da construção da imagem de Sergipe neste grande mercado emissor que é Minas Gerais. Em conversas com profissionais de lá me disseram que Minas é o terceiro maior emissor de turistas do país”, afirmou.
Ao avaliar os resultados da participação no evento, o gerente geral do Real Classic Hotel, Jairo Filho, salientou o auxílio do Governo do Estado por meio do qual foi possível, em parceria, buscar a abertura com novos mercados. “Está de parabéns a atuação de Sergipe no evento e sem dúvida tivemos o mais bonito e diferenciado estande. Conseguimos manter contato com diversos agentes de turismo mineiros e isso é muito positivo para cadeia turística local”, disse Jairo Filho, acrescentando que o público mineiro pouco conhece sobre os atrativos sergipanos e sua infraestrura turística. O gerente reforçou que esta carência informativa, em parte, é suprida com este tipo de estratégia de divulgação dos atrativos e distribuição de material informativo.
Estande
“O estande de Sergipe seguiu novo formato temático, destacando a cultura do estado como atrativo através da renda irlandesa e do diversificado e rico artesanato”, disse a coordenadora Larissa Porto.
Tendo como um dos temas a renda irlandesa, o estande teve decoração e estrutura idealizada pela decoradora Thaís Figueiredo e pelo arquiteto Raoni Pinheiro. No local houve a distribuição de folheteria, do cordel ‘Sergipe. Um novo destino. Uma nova emoção’, degustação de comidas típicas além de espaço para a negociação dos hoteleiros como trade mineiro. A foto ampliada da renda irlandesa que embelezou o estande é de autoria do fotojornalsita Wellington Barreto. Deste de novembro de 2008 que a renda irlandesa foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro.