[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (Cadi) ampliou o horário para realização do exame de ressonância magnética, o que possibilita a oferta de mais 200 vagas por mês. A unidade, que atendia mensalmente cerca de 150 pessoas com este procedimento, agora chega a atender 350 pacientes, o que representa um aumento de 133% na capacidade.

A ressonância magnética é um método de diagnóstico que permite retratar imagens de órgãos do corpo em alta definição. Em Sergipe, o Cadi é a única unidade de saúde pública que realiza o exame. De acordo a gerente administrativa do Centro, Michele Andrade, a iniciativa tornou mais rápido o acesso ao exame.

"Estendemos o horário de encerramento das 18h para 20h. Isso nos deu um ganho considerável", disse, ao acrescentar que, além das 350 vagas ofertadas atualmente, o Cadi também possui uma reserva de 80 vagas para pacientes que estão internados no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).

Para marcar a ressonância magnética, pacientes que residem em Aracaju precisam procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Já os cidadãos do interior devem se dirigir à Secretaria de Saúde do município onde moram.

Todas as solicitações são encaminhadas ao Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucar) da Prefeitura de Aracaju. Juntos, o Cadi e o Nucar controlam o fluxo de realização dos exames. "É fundamental apresentar relatório médico com solicitação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cópias do CPF e comprovante de residência", explicou a gerente.

Eficiência

Também chamada de ressonância nuclear magnética, a técnica é utilizada em várias especialidades médicas como a neurologia, cardiologia e ortopedia. Trata-se de um exame complementar que vem adquirindo importância crescente nas situações em que a ultrassonografia e a tomografia computadorizada não conseguem precisar diagnósticos.

A ressonância magnética não utiliza radiação ionizante que, a longo prazo, pode danificar as células humanas. Por causa de seu alto nível de eficiência, o exame facilita diagnósticos mais precisos de tumores, aneurismas, acidentes vasculares cerebrais, entre outros, permitindo uma intervenção clínico-cirúrgica mais adequada.

O Cadi está localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, nº. 1000, ao lado do HUSE. O telefone para mais informações é (79) 3234-9700.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.