Governo apóia trabalho de agricultores orgânicos de Malhador e Riachuelo
O secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Viana, visitou assentados do Projeto Jacarecica II, integrantes da Associação dos Pequenos e Médios Empreendedores rurais de Malhador e Riachuelo (APM Orgânica). O objetivo da visita foi conhecer de perto os problemas que vêm prejudicando o desempenho de pequenos agricultores orgânicos dessas localidades.
Durante a visita, o presidente da APM Orgânica, José Firmino de Oliveira, fez um relato da situação das 17 famílias assentadas, que vivem numa área de 80 hectares, dos quais 30 já estão sendo utilizados para o plantio de maracujá, mandioca, tomate, banana e mamão. A produção é endereçada à comercialização na cidade de Itabaiana, através de parceria com a Associação de Produtores Orgânicos daquele município, e em Aracaju, por meio de uma feira que acontece semanalmente na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease).
"Estamos muito felizes com a presença do secretário aqui porque, no passado, muito se prometeu uma visita que nunca aconteceu. Agora estamos com um representante do Governo para conversar de forma bastante franca com os produtores, revelando grande interesse pelos produtos orgânicos que são cultivados nessa área".
Pedido
Os produtores solicitaram ao secretário de Agricultura a viabilização de uma parceria para a realização de estudos de implantação de um projeto de piscicultura no local. Paulo Viana se comprometeu em manter contato com a Codevasf para que viabilize um especialista.
O secretário sugeriu aos assentados que aproveitassem a área de preservação ambiental a ser implantada, utilizando-se de árvores frutíferas como cajá, jaca, manga e genipapo para que os frutos possam agregar renda ao serem aproveitados para comercialização dos produtos in natura, em polpa e ainda como doces. Como são cultivados organicamente, o comércio pode ser ampliado.
Paulo Viana se comprometeu em manter contatos com o Deagro, com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), com a Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e o Instituto Xingo para conseguir as mudas que permitam a efetivação de um projeto prático de reflorestamento com reflexos econômicos. A assistência técnica também será intensificada para transformar a agricultura orgânica em agronegócio.
Acompanharam o secretário Paulo Viana o presidente de Departamento de Recursos Hídricos de Sergipe (Dehidro), Marcos Wander Costa, o assessor de Agronegócios da Secretaria de Agricultura, Francisco Soares Cassundé, e a gerente-técnica do Dehidro, Maria Lúcia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo apóia trabalho de agricultores orgânicos de Malhador e Riachuelo – Foto: Luiz Carlos Moreira/Sagri