Governo apoia fortalecimento da cadeia de petróleo e gás em Sergipe
Os setores ligados ao petróleo, gás natural e mineração ganharam na noite da última quinta-feira, 22, uma nova ferramenta na busca por novas parcerias e negócios. Isso porque foi lançado durante solenidade realizada no Radisson Hotel, o novo portal da Rede de Cooperação da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás em Sergipe (Rede Petrogas-SE). Para acessá-lo, basta o internauta digitar o endereço eletrônico www.redepetrogas.com.br.
A iniciativa é desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Petrobras e conta com o apoio do Governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) e do Planejamento (Seplan).
O novo Portal será uma importante fonte de informação para as empresas do segmento, oferecendo aos empresários a oportunidade de comercializar seus produtos e atender às suas necessidades. Nele serão incluídos materiais relacionados às pesquisas, além de notícias e artigos para estudantes e pesquisadores. Os serviços são disponibilizados em três idiomas (português, inglês e espanhol).
Expansão
Para o presidente da Petrogas/SE, Ivaldo Mesquita, o Portal contribuirá para a expansão dos negócios, incluindo com o mercado internacional. “Nossa meta é sair do mercado nacional, promovendo a ascensão das empresas ao comércio com outros países. Teremos também um importante veículo de divulgação de projetos científicos e tecnológicos, contribuindo para a criação de novas linhas de pesquisa. Esperamos atingir todas as nossas metas”.
A Rede Petrogas começou a ser estruturada em 2003, após a realização do diagnóstico da Cadeia de Petróleo e Gás. Atualmente, ela é composta por instituições de fomento, universidades, governos, grandes e médias empresas, lideradas pela Petrobras, e pequenas empresas fornecedoras. O objetivo da entidade é integrar seus associados em ações que propiciem o desenvolvimento da cadeia produtiva, estimulando a ampliação e abertura de novos empreendimentos, além do investimento em pesquisa e qualidade.
Segundo o secretário adjunto de Estado do Desenvolvimento Econômico, Carlos Augusto Franco, as empresas sergipanas ligadas ao setor de petróleo e gás estão preparadas para enfrentar os novos desafios impostos pelo mercado. “Conheço de perto o trabalho desenvolvido pelas entidades ligadas à rede e sei dos investimentos que elas fazem para se tornarem cada dias mais competitivas. O mercado brasileiro está muito bem servido e em Sergipe a realidade não é diferente”.
Resultados
Ainda durante a solenidade, foram apresentados os resultados do acordo de parceria técnica firmado pelo Sebrae, Petrobras, instituições de Sergipe e a Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás, com vigência entre os anos de 2005 e 2009, para a inserção competitiva das empresas do Estado na cadeia produtiva. Foram investidos R$ 3,1 milhões na criação de mecanismos para estimular a participação das pequenas, médias empresas nos negócios relacionados ao setor de petróleo e gás.
Como resultado, a parceria garantiu que 303 empresas tivessem acesso aos mercados local, nacional e internacional de petróleo. Além disso, Sergipe teve o primeiro grupo de pequenas empresas capacitado para certificação no Sistema de Gestão Integrada.
Em 2010, foi firmado um novo convênio para garantir a continuidade dos trabalhos. Serão investidos mais R$ 3,1 milhões no fortalecimento dos negócios junto às empresas ligadas ao setor, abrangendo 18 municípios localizados na região petrolífera. Espera-se que 370 empresas sejam capacitadas para o mercado local, 100 para o nacional e outras 30 para o internacional.
O contrato é válido até junho de 2011 e pretende ainda elevar o volume de vendas das micro e pequenas empresas (MPEs) para a rede, aumento no número de postos de trabalho nas (MPEs) e elevar os investimentos em pesquisas nessas entidades.
Para o geral da unidade Sergipe/Alagoas da Petrobras, Eugênio Dezen, os investimentos permitirão que as empresas locais estejam preparadas para enfrentar os novos desafios surgidos a partir do descobrimento da camada do Pré-Sal. “A partir de 2010 a estatal elevará bastante os seus investimentos. Dessa forma, faz-se necessário que as empresas sergipanas estejam antenadas com essa nova realidade e preparadas para esse cenário. Através de programas como esse, estamos permitindo que mais pessoas possam ser beneficiadas”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo apoia fortalecimento da cadeia de petróleo e gás em Sergipe – Fotos: Jairo Andrade/Sedetec