[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi aberto na manhã desta terça-feira, 23, o curso Educação para Enfrentamento das Gripes Aviária, Suína e Equina. O evento que se estenderá até quinta-feira, 25, é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Governo do Estado através da Secretaria da Agricultura e a sua vinculada Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), e a Vigilância Sanitária.

O secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, se congratulou com os participantes do curso enfatizando o significado do treinamento para técnicos da Emdagro, enaltecendo a participação de integrantes da Cooperativa de Criadores de Suínos de Sergipe, por representar um segmento extremamente organizado que vem dando exemplo pelo trabalho que se evidencia pelo crescimento e pela agregação forte de agricultores familiares, o que oportuniza a inclusão social. Ele ressaltou o evento como um ensejo para que os segmentos envolvidos possam discutir com produtores de milho, mantendo acordos que viabilizem todos os componentes da cadeia produtiva e garantam o produto para a confecção de ração.

Paulo Viana afirmou que o Governo sempre estará pronto para incentivar o desenvolvimento de culturas que venham a comportar anuência de todos os elos da cadeia produtiva, destacando que o produtor não pode ficar à mercê da instabilidade, razão porque no atual governo a agricultura é vista como negócio. Ele acentuou ainda que é preciso socializar as informações que serão repassadas durante o curso, utilizando-se não apenas a multiplicação junto a produtores e demais técnicos em cada município, mas fazendo chegar ao conhecimento amplo do meio rural, através das rádios comunitárias existentes em Sergipe.

Ingrid Ribeiro, do MDA, defendeu essa proximidade cada vez maior com a assistência técnica e a extensão rural, função da Emdagro, razão porque via com satisfação a maioria absoluta dos participantes do curso serem integrantes do segmento. “Esse treinamento propiciará com os técnicos multiplicadores um efeito muito forte.

Jeferson Feitosa, presidente da Emdagro, citou o trabalho de parceria que oportunizava aquele evento, reafirmando que a Empresa governamental é agente de desenvolvimento calcado pelo trabalho de extensão rural, defesa, pesquisa e ação fundiária.

O médico veterinário René Dubois, do MDA, externou seu prazer em retornar a Sergipe, acentuando que o evento que Sergipe sedia vem sendo realizado em todos os 26 estados brasileiros, atingindo 50 cursos para que sejam multiplicados. ”O extensionista como comunicador deve ser esse agente de disseminação de técnicas, com as diferenciações e peculiaridades de cada unidade federativa. No caso de Sergipe, é bom frisar que se trata de um estado extremamente organizado, o que facilita por essa virtude, um alcance muto forte em torno do assunto que iniciamos a discussão, objetivando alcançar o maior número possível de produtores e técnicos.

Falaram ainda o chefe da Embrapa em Sergipe, Edson Diogo Tavares, reafirmando a integração da empresa nesse esforço nacional, como também Silvina Aquino, da Vigilância Sanitária, que referendou o trabalho que realiza a instituição visando o bem estar físico e emocional das pessoas.

A primeira palesta do curso coube ao professor René Dubois, do MDA, sobre “Plano Nacional de Pandemia de Influenza”. Na sequência, os médicos veterinários: Luciano Moraes de Aquino, da Nutrinordeste, falou sobre “Produção de Aves”; Rita Selene, da Emdagro, sobre “Noções Gerais sobre Influenza Aviária”; Enock Luiz Vieira da Silva, da Emdagro, sobre “Aves Migratórias”; Alfredo do amaral Canuto neto, da Granja Asa Branca, sobre “Biosegurança na Avicultura Industrial”; e Carlos Fernando Pereira de Sá, da Emdagro, sobre “Programa Nacional de Sanidade Avícola”.

Uma programação intensiva prossegue até quinta-feira, quando no encerramento será feita uma avaliação do treinamento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.