Governo amplia apoio a beneficiamento de castanha e batata-doce
Definir a adequação da estrutura física e operacional das unidades para ampliação do beneficiamento de castanha de caju e de batata-doce no Agreste sergipano. Este é o objetivo da visita técnica que será realizada nesta quarta-feira, 25, por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural Agrário (Seagri) e da Secretaria Municipal da Agricultura de Itabaiana aos povoados Cajaíba e Carrilho, daquele município, que são pólos produtores dos referidos produtos.
A Seagri estará representada pelo assessor Técnico Francisco Soares Cassundé, enquanto a Sagri, pelo secretário Luciano Santana. Segundo eles, essa visita foi decidida em recente reunião acontecida na sede da Seagri, da qual participaram também os Presidentes das Associações dos Povoados Cajaíba e Carrilho, respectivamente, Aleide dos Santos Oliveira e José Santos de Jesus. Na oportunidade, foram feitos relatos mais específicos sobre a situação daquelas unidades, que no momento encontram-se apenas com as estruturas físicas construídas, necessitando de adaptações e de manutenção. Além disso, necessitam de equipamentos e máquinas que possibilitem a sua utilização de forma racional, atendendo às finalidades para que foram implantadas.
De acordo com Francisco Cassundé, no encontro ficou decidido que a unidade do Povoado Carrilho só operacionalizará castanha torrada, com grande tradição e de bom conceito no mercado, devendo ser estruturada uma seção para beneficiamento da amêndoa. Enquanto a unidade do Povoado Cajaíba trabalhará com o beneficiamento da batata-doce, na seleção, lavagem, classificação e embalagem, devendo ainda ser adequado o setor de produção de doces e conservas de hortaliças.
Francisco Cassundé enfatizou a preocupação do secretário Paulo Viana, da Agricultura, quanto ao estado em que se encontram, não apenas essas, mas diversas unidades distribuídas pelo Estado, uma vez que existem apenas as sedes físicas, sem os equipamentos necessários á sua efetiva utilização. Ele informou que um levantamento minucioso foi realizado, para que se definam prioridades de acordo com os resultados práticos produzidos pelas associações, para que o Governo do Estado possa interferir com a assistência técnica, capacitação, reciclagem, ampliando a capacidade produtiva e gerando emprego e renda para na agricultura familiar.
Estrutura
As secretarias de Agricultura se responsabilizarão pela adequação física, estrutura e pela elaboração do projeto dos Povoados Carrilho e Cajaíba, cujos financiamentos serão buscados junto à Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Após a visita da próxima quarta-feira, quando serão feitos ajustes complementares com a participação dos dirigentes das Associações envolvidas, já está marcada uma Assembléia Geral para o dia 13 de agosto naquelas comunidades, para que seja apreciado e aprovado o projeto definitivo das unidades de beneficiamento, com previsão da entrega dos projetos à Pronese e ao MDA é para o dia 20 de agosto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo amplia apoio a beneficiamento de castanha e batatadoce – Foto: Luiz Carlos Moreira/Agricultura