[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Neste fim de semana, Aracaju sediou a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), com o apoio logístico do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo e de Esporte e Lazer. Cerca de 180 atletas de todo país, com suas equipes, estiveram na cidade durante os dias da competição.

A capital sergipana a cada ano se destaca no cenário nacional quanto a realização de grandes eventos esportivos. A etapa do brasileiro de MotoCross já é realizada em Aracaju, pelo terceiro ano consecutivo, o que, além de turistas, está reunindo mais de 300 pessoas, que estão ligadas diretamente ao evento (coordenação, equipe técnica, pilotos e equipes). O evento também movimenta a economia local, já que nos arredores onde está montada a arena da competição, existem diversos vendedores e outros tipos de serviços que dão apoio aos participantes e visitantes.

O presidente da CBM, Firmo Henrique Alves, disse que 90% das equipes são do sul do país e geralmente as etapas são realizadas na região Centro-Sul, e elogiou a iniciativa e apoio do Governo do Estado em viabilizar a realização do campeonato. “O Governo de Sergipe tem dado todo suporte para que o campeonato seja realizado aqui e esse apoio é fundamental para que este evento esteja acontecendo. Já é o terceiro ano consecutivo e não está descartada a possibilidade de negociação para o campeonato do ano que vem”, afirmou.

Já o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, salientou que a vinda de eventos esportivos para Sergipe movimenta também o setor turístico do Estado. “Além de todo apoio na estrutura do evento a Setur e a Empresa Sergipana de Turismo espalharam banners de boas-vindas aos visitantes, destacando as potencialidades do estado e disponibilizou também apresentações culturais”.
 
O Campeonato

As chuvas que atingiram a capital, desde sexta, não atrapalharam completamente o andamento do evento, mas algumas provas que não foram realizadas no sábado, dia 13, acontecerão no domingo, dia 14 de junho. Segundo o presidente da CBM, não seria necessário cancelar nenhuma prova. “Apesar da chuva, conseguimos realizar a categoria NX3 ontem e todas as outras ficaram para hoje. Não cancelaremos nenhuma categoria, o evento não vai sofrer nenhum dano, hoje o sol já amanheceu brilhando e o evento seguirá conforme a nova programação”, disse Firmo.

O campeonato foi realizado em cinco categorias: MX1, MX2, MX3, 65cc e Júnior, além da regional, que deve acontecer somente com os pilotos de Sergipe, mas que não vale pontuação para o nacional.

O competidor Luizinho Costa, 29, de Nossa Senhora da Glória, disse ontem que “a chuva atrapalhou, mas a gente correu assim mesmo. Meu objetivo é ficar entre os dez primeiros colocados, estar entre os dos dez melhores do País!”. Ele compete desde 2009 e já perdeu as contas de quantas vezes foi campeão de competições e de quantas cidades já conheceu graças ao esporte, vai concorrer das categorias regional, nacional (moto CRF 230), na categoria MX1 (moto importada) e na categoria principal.

Mais um dos destaques da competição foi o garoto Enzo Lopes, 13, de Lajeado/RS, ele compete desde os três e já coleciona vários títulos: vice-campeão mundial, oito vezes campeão brasileiro, campeão gaúcho mais de sete vezes e outras premiações que ele nem lembra mais. “Gostei de Aracaju. A pista está cheia de lama, mas vou tentar vencer a prova aqui”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.