Governo abre leitos extras no HUSE e no interior para pacientes com dengue
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) montou uma estrutura especial no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) e nos hospitais regionais do interior para atender aos pacientes com dengue em Sergipe. A medida, que inclui a implantação de leitos e poltronas para hidratação, faz parte do elenco de ações anunciado na última terça-feira, 1º, pelo secretário da Saúde, Rogério Carvalho, para enfrentar o aumento da demanda dos casos da doença no Estado.
Além do HUSE, os hospitais regionais de Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro e o de Pequeno Porte (HPP) de Ribeirópolis abriram espaços exclusivos para hidratação. No HUSE e no Hospital Regional de Itabaiana, a SES vem realizando um redimensionamento de profissionais de saúde para que atuem exclusivamente na assistência dos pacientes com dengue.
"No Hospital de Urgência de Sergipe, já procedemos na manhã desta quinta-feira, 3, a abertura de 33 leitos exclusivos para assistir os pacientes com dengue", informou o médico Gilberto Santos, coordenador de Atenção Hospitalar da SES. Segundo ele, esse número deve ser elevado a 80 leitos até o início da próxima semana, já que nos últimos dias o fluxo de pacientes com suspeita de dengue vem crescendo gradativamente.
Também no HUSE, segundo Josias Dantas Passos, diretor-geral do hospital, estão sendo disponibilizadas poltronas destinadas à hidratação de pacientes infantis e adultos. No caso das crianças, ainda na manhã desta quinta-feira, 3, a área da Classificação de Risco do antigo Pronto-Socorro foi estruturada com 16 leitos e quatro poltronas para atender exclusivamente a pacientes infantis.
Já na antiga enfermaria do PS Masculino foram implantados mais 17 leitos e nove poltronas destinados a pacientes adultos com dengue. Nesta sexta-feira, 4, a área do antigo Centro de Traumas também será transformada em sala de hidratação para crianças.
Interior
De acordo com o coordenador, no Hospital José Franco, em Nossa Senhora do Socorro, a SES está viabilizando a abertura de dez leitos extras para atendimentos exclusivos de casos de dengue. Em Nossa Senhora da Glória, uma estrutura composta de duas salas para hidratação, equipadas com três leitos cada uma, foi disponibilizada emergencialmente para os casos diagnosticados com a doença.
"Além das salas de hidratação, estamos viabilizando oito leitos para internação exclusivos para os casos de dengue, sendo quatro para pacientes adultos e os outros quatro para pacientes infantis", informa a diretora do Hospital Regional de Glória, Adriana Evangelista. Segundo ela, um treinamento com médicos e equipes do Programa Saúde da Família (PSF) pautado no diagnóstico e tratamento de casos da doença está previsto para os próximos dias.
No Hospital Regional de Itabaiana, a SES viabilizou uma sala exclusiva de hidratação com observação temporária, separada da unidade de emergência, equipada com 22 poltronas que deverão assistir a adultos e crianças diagnosticadas com a doença. Além disso, o hospital reserva oito leitos de clínica médica para pacientes com dengue com necessidade de internamento.
"Em Itabaiana, nós estamos viabilizando o reforço técnico de equipes de enfermagem e laboratório visando suprir a demanda de pacientes com diagnóstico da dengue", enfatizou Gilberto Santos. Já no Hospital de Pequeno Porte (HPP) de Ribeirópolis, o coordenador informou que já estão disponíveis seis leitos extras, além de duas salas de hidratação, com três leitos cada uma, para o atendimento exclusivo de pacientes com dengue.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo abre leitos extras no HUSE e no interior para pacientes com dengue – Foto: Márcio Garcez/Saúde