Governadores do NE discutem com bancos públicos estratégias de desenvolvimento
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participa na manhã desta sexta-feira, 5, do encontro dos governadores da Região Nordeste. O evento acontece em São Luís do Maranhão, no Pestana Hotel São Luís. Na pauta deste quarto encontro, temas fundamentais para os estados, como a estruturação da Sudene, o fundo de desenvolvimento regional, a Lei Complementar 125/2007, que recria a Sudene, o programa de reestruturação e ajuste fiscal e a questão do pagamento dos precatórios (dívidas judiciais pagas pelos estados).
Segundo o governador Marcelo Déda, esse encontro consolida a união dos governadores, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região. "Desde a posse dos novos governadores, estamos vivendo um momento muito bom para o Nordeste. Existe um grande entendimento entre os governadores dos estados nordestinos. Temos o bom senso de tirar da mesa os assuntos mais polêmicos e concentrar esforço nos temas que unificam a região. Há tempos não se vê um momento politicamente tão propício ao Nordeste como agora. Os governadores têm multiplicado a influência política da região", disse Déda.
A reunião dos governadores no Maranhão conta com a presença dos presidentes de dois importantes bancos públicos do país, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste (BNB). Luciano Coutinho (BNDES) e Roberto Smith (BNB) discutem estratégias de desenvolvimento para a região.
"Esse encontro é fundamental para estreitar a relação dos estados com os bancos de fomento, que têm capital para apoiar investimentos, projetos e programas tanto do setor público quanto privado. O acesso ao crédito também é uma necessidade do setor privado que investe na região. Esse contato com os bancos vai levar a uma relação mais transparente, fácil e efetiva entre os estados e as instituições financeiras", comentou Marcelo Déda.
Ampliar a relação
Para o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a reunião é uma oportunidade única para se estabelecer uma relação mais ampla com os estados do Nordeste. "O BNDES é um banco público e tem como missão fundamental o desenvolvimento do Brasil. A região Nordeste é a menos desenvolvida do país. Temos que lutar para encontrar melhores oportunidades, buscar um entendimento com o empresariado local, as pequenas e médias empresas e com os arranjos produtivos locais, para estimular o aparecimento de novas oportunidades. Com os nossos recursos, podemos ajudar a trazer grandes projetos", disse Coutinho.
O governador do Maranhão, Jackson Lago, informou que a participação dos presidentes dos bancos vai permitir uma maior integração com o Nordeste. "Todos sabemos que o BNDES é o maior financiador do desenvolvimento, mas que historicamente se mantinha distante do Nordeste. Agora, o presidente manifestou a vontade de participar, trazendo inclusive todos os seus diretores".
Além de Marcelo Déda e do anfitrião Jackson Lago, estão presentes ao encontro os governadores da Bahia, Jaques Vagner, do Piauí, Wellington Dias, do Rio Grande do Norte, Wilma Faria, da Paraíba, Cássio Cunha Lima, de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, do Ceará, Cid Gomes, e o vice-governador de Pernambuco, João Lira. Também estão presentes os secretários de Estado da Fazenda, Nilson Lima, e de Planejamento, Lúcia Falcón.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governadores do NE discutem com bancos públicos estratégias de desenvolvimento – Foto: Janaína Santos/ASN