[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, visitou nesta segunda-feira, 7, com os principais acionistas e diretores do Grupo Votorantim, a nova linha 3 de produção de cimentos da Fábrica Cimesa, em Laranjeiras. Inaugurada no fim do ano passado, a área de expansão vai permitir que Sergipe se torne o maior produtor de cimentos do Nordeste, com a previsão de produção de dois milhões de toneladas por ano. Ao fim da visita de três horas, o governador apresentou as principais potencialidades de Sergipe aos empresários e colocou o Estado como uma plataforma adequada para os novos investimentos do Grupo Votorantim.

"Quero deixar registrado o reconhecimento dos sergipanos em relação à Cimesa para o desenvolvimento do Estado. O Governo quer oferecer as condições necessárias para que a Votorantim coloque Sergipe dentro das suas prospecções de novos negócios, seja na área de citricultura, seja na área de biotecnologia, e traga investimentos e geração de empregos para os sergipanos", afirmou o governador. Marcelo Déda foi recebido pelos acionistas do Grupo Votorantim José Roberto de Moraes, Carlos de Moraes, Cláudio Moraes, Fábio Moraes, Carlos Eduardo Scripilitti e Clóvis Ermírio. Também fizeram parte da comitiva os presidentes da Votorantim Cimentos, Walter Schalka, da Votorantim Industrial, Raul Calfat, além de diretores do grupo.

"A nova linha 3 da Cimesa vai permitir que a empresa se consolide no mercado internacional de cimentos, exportando para os Estados Unidos e Oeste da África. No total, investimos US$ 120 milhões, investimento que inclui a ampliação do terminal no porto da Barra dos Coqueiros. Por isso, a participação do Governo de Sergipe é essencial para o crescimento da empresa e do próprio Estado", declarou o presidente da Votorantim Cimentos, Walter Schalka, durante a apresentação sobre a empresa, realizada no início da visita.

Após conhecer o comando central da unidade industrial, a mina de calcário e a fábrica de processamento final da Cimesa, governador, secretários de Estado e acionistas do Grupo Votorantim visitaram o antigo Engenho Retiro, formado por uma igreja e pelo casario do século XVII, localizado dentro do terreno de 30 hectares da fábrica. Ao fim da visita, Marcelo Déda entregou aos acionistas um "book", elaborado em conjunto pelas secretarias de Estado do Planejamento, da Comunicação Social e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O material apresenta as potencialidades do Estado.

Co-processamento de resíduos

Durante o encontro, o governador conheceu também o sistema de co-processamento de resíduos que a Votorantim planeja implementar na Cimesa. Existentes em nove unidades do grupo no país, o processo consiste na queima de pneus velhos como fonte de energia para a própria fábrica. "O governador nos orientou, dentro do rigor da lei, para que o Governo do Estado acelere o andamento de licenciamento ambiental para o início desse co-processamento, que ajudará a diminuir a quantidade de lixo urbano no nosso Estado", afirmou o presidente da Administração Estadual do Meio Ambiemte (Adema), Genival Nunes.

Em operação em Sergipe desde 1985, a unidade industrial da Votorantim Cimentos produz os cimentos Poty e Aratu. Com a nova linha 3, a Cimesa passa a produzir mais 1,750 milhões de toneladas cimento por ano, o que representa um aumento de 110% da capacidade atual da fábrica. Atualmente, a empresa emprega 680 funcionários no Estado e terá um investimento total em projetos sociais para 2007 de R$ 918 mil.

Também fizeram parte da comitiva os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, de Planejamento, Lúcia Falcón, da Casa Civil, Oliveira Júnior, da Fazenda, Nilson Lima, da Comunicação, Eloísa Galdino, e do Meio Ambiente, Márcio Macedo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.