[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, dia 5, no Palácio dos Despachos, com todo o seu secretariado, para encerrar a fase inicial de diagnóstico das secretarias e começar os trabalhos efetivos para a elaboração da reforma administrativa e do planejamento estratégico do Governo do Estado para o período 2007-2010. Ao lado do vice-governador, Belivaldo Chagas, Marcelo Déda solicitou ao primeiro escalão o envio, até o fim desta semana, de um relatório com a radiografia de cada pasta referente aos primeiros 30 dias da administração. Na próxima semana, o governador se reúne com secretários e presidentes de órgãos para definir as diretrizes do Plano Estratégico.

"O planejamento estratégico representa a melhor forma de organização administrativa para materializar os projetos das diversas áreas do Governo na gestão do futuro do Estado", afirmou Déda. Em seguida, os trabalhos foram conduzidos pela secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, que apresentou a metodologia e o cronograma para elaboração do plano estratégico de Governo.

Dividido em 10 etapas, as três primeiras fases para a elaboração do Plano Estratégico do Governo, que compreendem a formação do núcleo, a definição da metodologia e preparação do material e a validação do governador, já foram concluídas. O próximo passo será a realização da primeira oficina, na próxima segunda-feira, dia 12, no Palácio de Veraneio. Nela, governador, secretários e presidentes de órgãos vão estabelecer valores, missão e diretrizes estratégicas do Plano. 

A previsão é que a primeira versão do Plano Estratégico seja entregue ao governador no início de abril. "O Plano Estratégico vai dar foco ao novo governo, concentrar esforços e ajudar o Estado a priorizar os recursos disponíveis", explicou Lúcia Falcón. De acordo com a secretária do Planejamento, após a primeira oficina, cada secretaria terá um mês para aplicar as definições do encontro e traduzi-las em programas, objetivos gerais e indicadores definitivos. 

Em março, a equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) irá consolidar as informações enviadas pelas secretarias. No dia 23 de março, governador, secretários e presidentes de órgãos voltam a se reunir, numa segunda oficina, para validar os programas prioritários e discutir sobre a integração dos programas. A oficina marcará a última etapa antes da entrega do Plano Estratégico.

Grupos de trabalho

A elaboração do Plano Estratégico será coordenada por três grupos de trabalho. O Grupo de Gestão, comandado pelo governador Marcelo Déda, funcionará como núcleo estratégico central. Será responsável pela orientação para as reformulações dos programas prioritários e pela coerência da agenda estratégica. O grupo contará com a assessoria técnica da Seplan.

Fotos: Márcio Dantas/ASN

O Gabinete de Gestão, ligado diretamente à Casa Civil, funcionará como o Grupo de Acompanhamento. De acordo com a secretária Lúcia Falcón, essa comissão será responsável pelo monitoramento da performance dos programas prioritários, por meio de um sistema gerencial que vai atuar como suporte rápido e eficiente no processo decisório.  ?O Gabinete de Gestão é quem vai acompanhar se as metas serão atingidas?, afirmou a secretária de Planejamento. 

O terceiro grupo, de Execução, será formado pelas equipes das secretarias envolvidas diretamente na implementação dos programas prioritários. Esse grupo será responsável pela execução das ações do Governo do Estado e pelo alcance das metas estabelecidas. O grupo de Execução terá que enviar indicadores de resultado ao Gabinete de Gestão e será assessorado pelo Núcleo de Planejamento Estratégico, formado por técnicos da Seplan.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.