[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

* Matéria atualizada às 7h42 desta quinta-feira, 17/02.

Uma reunião abrangente e que abordou desde temas específicos dos municípios sergipanos, planos de ação conjunta com o Governo do Estado, e até a busca da construção de uma nova relação institucional da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) com os estados nordestinos. Assim pode ser definida a visita que o governador Marcelo Déda realizou na tarde desta quarta-feira, 16, ao presidente da Companhia, Dilton da Conti, na sede da companhia na cidade do Recife (PE).

O governador estava acompanhado do prefeito da Cidade de Canindé de São Francisco, Orlando Andrade, do deputado estadual Jefferson Andrade, do secretário de Finanças de Canindé, Carlos Andrade, além do secretário de Estado do Planejamento e Gestão, José de Oliveira Júnior, e do comandante do Corpo de Bombeiros de Sergipe, coronel BM Nailson Santos.

“Esta foi uma reunião muito produtiva, pois tivemos a oportunidade de travar um diálogo de conteúdo com a diretoria da companhia, a respeito do seu papel estratégico no nordeste brasileiro”, avaliou o governador Marcelo Déda, ao final do encontro.

Durante a reunião, o governador também ouviu do presidente e diretores da Chesf explicações sobre a nova configuração do sistema elétrico brasileiro, e da nova organização do setor a partir da liderança da Eletrobras. “Não haverá mudanças no papel que a Chesf cumpre na região, e não há riscos de uma transformação do significado nem do conteúdo da companhia. Apenas há uma nova estrutura de gestão atendendo a uma nova realidade de integração do sistema elétrico nacional”, concluiu o governador.

Déda também debateu com os representantes da companhia sobre as demandas da região Nordeste e da importância fundamental do insumo de energia para as estratégias de desenvolvimento econômico e social. “Debatemos sobre a importância da energia, não apenas voltada ao processo de industrialização e expansão da economia, mas também da inclusão social, a partir dos números positivos do programa ‘Luz para Todos’ aqui na região”, lembrou o governador.

Agenda de Sergipe

Num segundo momento, o governador apresentou ao presidente e diretores da Chesf diversas questões inerentes ao Estado de Sergipe, particularmente ao município de Canindé de São Francisco. “Canindé, como é a sede da usina de Xingó, tem uma série de temas que precisam da interlocução frequente com a Chesf. Um dos temas tratados tem a ver, sobretudo, com os imóveis e terrenos pertencentes à companhia que precisam de uma série de providências mútuas com a prefeitura para regularizar sua propriedade, visto que alguns deles são ocupados por órgãos  e edifícios da prefeitura municipal”, destacou Déda.

Outro tópico abordado, relativo a ações operacionais apresentado pelo governador, referiu-se à retirada de uma linha de transmissão que está na área do lago que vai ser criado na barragem do rio Poxim, obra que está sendo concluída pelo Governo do Estado. “Nós queremos agilizar as tratativas da Deso com a Chesf para que possamos ganhar tempo na retirada das torres de transmissão e, obviamente, agilizar a inundação da área e a formação do lago, disponibilizando essa água para o abastecimento da capital”, detalhou Marcelo Déda.

Bombeiros

Também foi abordado um assunto de importância estratégica para a população de Canindé e de todo o Alto Sertão, que é a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade. “A Chesf se predispôs a ser parceira numa modelagem similar à que foi realizada em Paulo Afonso (BA), no sentido de oferecer as condições materiais para que o Corpo de Bombeiros se instale em Canindé, oferecendo proteção aos cidadãos e para dar suporte à própria estrutura de segurança da Chesf, também oferecendo um pronto atendimento a toda região do Alto Sertão sergipano”, revelou Déda.

Encontro estratégico

O governador enfatizou que esta foi uma conversa muito positiva abordando diversos temas de interesse do Estado de Sergipe e da companhia. “Pra mim, o fundamental foi a retomada de um diálogo estratégico entre o Estado de Sergipe e a Chesf, que é uma companhia de extrema relevância para o desenvolvimento da região Nordeste”, salientou Déda.

Déda lembrou que, “às vésperas de uma reunião que teremos com a presidenta Dilma Rousseff, onde o nordeste inteiro estará reunido em Aracaju na próxima segunda-feira, 21, discutindo o futuro da região, para mim foi muito proveitoso conhecer a forma como a Chesf tem trabalhado na região e fora dela. Ficou claro que, não obstante à nova configuração do sistema, e à relação da Chesf com a Eletrobras, a companhia mantém o ‘DNA’ nordestino   tendo como alicerce da sua atuação aquilo que foi a razão da sua criação: oferecer a base, do ponto de vista da energia, para o desenvolvimento econômico e social”, reiterou o governador, ao citar exemplificando com iniciativas criadas no governo Lula como o “Luz para Todos”.

Sensibilidade e iniciativa política

Já o presidente da Chesf fez questão de externar o seu contentamento em observar que o governador Marcelo Déda, através do gesto de visitar a presidência da companhia, mostrou sensibilidade e iniciativa política ao buscar consolidar uma relação cada vez mais exitosa, ampliando a discussão além dos aspectos pontuais dos interesses do Estado de Sergipe.

“Este foi um encontro muito significativo, pois receber o governador do Estado de Sergipe com o prefeito de Canindé, seus auxiliares, o deputado estadual e os integrantes do governo, foi uma honra para a Chesf. Todos os pontos abordados receberão um encaminhamento adequado e serão solucionados. Além disso, ficamos muito contentes em perceber que o governador não só tem uma reflexão muito positiva, como é um entusiasta dos compromissos encampados pela nossa companhia”, afirmou Dilton da Conti.

Canal de evolução

Para o prefeito de Canindé, Orlando Andrade, o encontro foi extremamente proveitoso por possibilitar a ampliação de um canal de comunicação estratégico para o desenvolvimento do município e de toda a região. “Nossa avaliação é de que este encontro foi excelente para criar mais esse elo numa relação que estava necessitando de ampliação. O fato de o governador vir a Recife conosco visitar a presidência da companhia, abriu-se uma nova etapa na relação do município com a Chesf. A recepção que tivemos demonstra a importância desse evento para consolidar uma parceria que, esperamos, melhore a cada dia”, sintetizou o prefeito.

Também acompanharam o encontro o diretor administrativo da Chesf, Pedro Alcântara, o diretor operacional, Mozart Arnaud, dentre outros técnicos da empresa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.