Governador recebe visita do reitor e dirigentes da UFS
O governador Marcelo Déda recebeu, no início da tarde desta sexta-feira, 12, a primeira visita do novo reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli. Ao lado do vice-reitor e de assessores ele anunciou novas medidas para consolidar cada vez mais a expansão da UFS em Sergipe. No encontro também foi formulado o convite ao governador para a inauguração da biblioteca, que é o primeiro prédio do novo campus de Lagarto, prevista para a primeira quinzena de maio, além do anúncio da intenção da instituição em oferecer o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O governador também anunciou o início da construção da avenida de acesso ao novo campus de Lagarto.
“O reitor da UFS, Angelo Antoniolli, me comunicou a decisão da instituição em ofertar este título ao ex-presidente Lula, o que considerei como um gesto de extrema justiça e grande merecimento”, avaliou o governador Marcelo Déda. Segundo ele, a história da UFS e das próprias universidades brasileiras passa a ser recontada após os governos do presidente Lula.
“Lula se transformou no presidente que fez do investimento no ensino universitário uma das principais ferramentas do desenvolvimento brasileiro. Ampliou o número de vagas, abriu espaço para que os filhos dos pobres pudessem acessar a universidade, criou o ProUni e, aqui, no caso concreto da UFS, ele foi decisivo, já que as três extensões que a universidade possui, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto, foram todas decisões do presidente Lula. Então, acho que é uma decisão justa que a UFS o homenageie, como aliás, outras universidades do Brasil e exterior já vem fazendo”, contextualizou o governador.
Nova Unidade
O governador também foi oficialmente convidado para a inauguração do primeiro prédio do novo Campus de Lagarto (em data ainda a ser confirmada), e compartilhou das novas ações e do plano de trabalho que o novo reitor tem para a UFS. “Eu fiz questão de afirmar que o mesmo apoio que a gente vem oferecendo à universidade, através da parceria que caracteriza a relação entre o Governo do Estado e a UFS na minha administração vai continuar. Desde a prefeitura da capital que nós transformamos a parceria com a UFS numa das principais ferramentas do nosso projeto de desenvolvimento, da capital, no primeiro momento, e de Sergipe como um todo”, ressaltou Marcelo Déda.
Ainda de acordo com o governador, não há como pensar no futuro de Sergipe sem uma universidade pública como a UFS funcionando de forma adequada na formação de novos profissionais, e na pesquisa e extensão. “O reitor me informou que a UFS tem 1400 professores, dos quais 900 doutores. 900 doutores num estado pequeno como Sergipe significa uma massa crítica fundamental e que precisa estar antenada com a sociedade sergipana e conectada com a economia, de modo que estes doutores e demais pesquisadores possam contribuir na inovação, na ciência e na tecnologia, formando um diferencial inclusive para a captação de investimentos para Sergipe”, mencionou.
Nova Estrada
Na ocasião, o governador comunicou ao reitor que já fora autorizada a construção da nova avenida que fará a ligação entre o campus de Lagarto e a zona urbana da cidade. “Hoje, coincidentemente, numa reunião com o secretário da Fazenda, autorizei o empenho dos recursos para que a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) inicie a execução da obra”, anunciou Déda.
Consolidação
Já o reitor Ângelo Antoniolli considerou a visita como extremamente positiva na busca do estreitamento dos laços de parceria entre a instituição e o Governo do Estado. “O governador, como sempre, muito sensível à causa da UFS e com entendimento da importância da instituição para a construção de uma sociedade melhor. O governador foi solicito a todas as questões que apresentamos e bastante inteirado da situação que vivenciamos na instituição”, destacou o reitor.
Ainda conforme o reitor, a UFS passa por um momento de extrema importância, cuja principal meta é a consolidação do papel estratégico na sociedade sergipana. “Estamos completando 900 professores com doutorado, chegando a um total de 1400 professores efetivos nos próximos dois meses. Isso traz à tona uma discussão importante acerca da integração da UFS com as instituições que pensam Sergipe. Este será o desafio para os próximos anos da nossa gestão. Estamos trabalhando na direção de consolidar uma universidade a serviço do povo sergipano”, detalhou o reitor.
Também participaram da reunião, o vice-reitor, professor André Maurício Souza, o reitor do campus de Lagarto, professor Mário Adriano dos Santos, o assessor de Comunicação da UFS, Eugênio Nascimento, além do economista e professor da UFS, Ricardo Lacerda, que também é assessor econômico do Governo do Estado e do secretário da Casa Civil, Silvio Santos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador recebe visita do reitor e dirigentes da UFS –