Governador prestigia posse de novo presidente do TRE
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou nesta segunda-feira, 14, da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE), o desembargador Cláudio Dinart Déda Chagas. O ato aconteceu na sede do Tribunal, em Aracaju. Cláudio Déda assume o lugar do desembargador José Alves Neto, que esteve no comando do TRE por cerca de 30 dias. José Alves, que era vice-presidente, substituiu a desembargadora Madeleine Souza após esta ter a sua aposentadoria decretada compulsoriamente.
Segundo o governador Marcelo Déda, o magistrado deverá ocupar a função com a seriedade que sempre demonstrou enquanto servidor do Judiciário. "Acredito que o povo de Sergipe e a comunidade jurídica são testemunhas do comportamento reto que o desembargador sempre teve na sua vida de juiz. São longos anos de dedicação à magistratura, décadas de trabalho como juiz de Direito. Cláudio Déda jamais teve questionada a sua independência e seriedade na hora de decidir. Por isso, penso que o TRE estará em boas mãos, mantendo a tradição desse órgão de julgar com base na lei e na democracia", comentou o governador.
A eleição para escolha do novo presidente do TRE foi realizada no dia 8 de dezembro. Antes da votação, o Tribunal de Justiça havia indicado o nome do desembargador Cláudio Déda para atuar como membro efetivo do Tribunal. "Depois, ele foi eleito por aclamação (votação unânime) pelos membros do nosso pleno", informou o ex-presidente, José Alves Neto.
O presidente empossado se mostrou tranqüilo diante da nova função, mesmo estando num ano eleitoral. "Sei que é um desafio. Pretendo realizar um trabalho sério, transparente, buscando principalmente aplicar a lei eleitoral. Exercia a função de desembargador e agora saio para uma função também de grande relevância na qual espero corresponder às expectativas. O fato de ser um ano de eleição não vai alterar em nada meu trabalho. Examinarei as matérias que estiverem sobre a minha apreciação e farei de tudo para realizar uma eleição tranqüila e sobre os critérios que a lei determina", disse.
Currículo
Cláudio Déda ingressou na Magistratura por meio de concurso público realizado em 1980. Ele respondeu pelas Comarcas de Aquidabã, Gararu, Laranjeiras, Itabaiana, Riachuelo, São Cristóvão, Lagarto, Ribeirópolis e Boquim, assim como também na 2a e 4a Varas Criminais da Capital. Exerceu as funções de Juiz Corregedor de Justiça e integrou a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional. Foi membro da Turma Recursal dos Juizados Especiais Criminais e fez parte do Conselho de Coordenação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado de Sergipe. Na Justiça Eleitoral, foi convidado para responder pela Presidência do TRE no período de 01/08 a 30/11/2000, em substituição ao Desembargador José Antônio de Andrade Góes.
Estiveram presentes à solenidade a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Artêmio Barreto, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a ex-presidente do TRE, Madeleine Alves, o procurador federal eleitoral Eduardo Pellela, a procuradora-geral de Justiça, Maria Cristina Mendonça, o deputado federal Jackson Barreto, os deputados estaduais Wanderlê Correa e Valmir Monteiro, o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antonioli, o delegado executivo da Polícia Federal, Milton Ribeiro, o juiz federal Carlos Rebelo Júnior, o superintendente do Banco do Brasil, Everton Teixeira, o prefeito de Estância, Ivan Leite, as prefeitas de Itabaiana, Maria Mendonça, e de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças, e os secretários de Estado da Articulação Política, Jorge Araújo, do Turismo, João Augusto Gama, da Cultura, Luís Alberto dos Santos, e o controlador-geral do Estado, Adinelson Alves.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador prestigia posse de novo presidente do TRE – Foto: Márcio Dantas/ASN