[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda e os demais governadores do Nordeste se reuniram nesta sexta-feira, 18, no Palácio da Abolição, sede do governo cearense, com os presidentes do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Santiago, para discutir propostas de investimentos para a Região com o tema “Nordeste do Brasil: Oportunidades & Negócios”. A definição da agenda ocorreu, no mês passado, quando aconteceu em Washington (EUA),  um seminário sobre oportunidades na Região Nordeste.

O governador Marcelo Déda foi recepcionado pelo governador anfitrião, Cid Gomes, e cumprimentado pelos demais governadores presentes ao evento. Eles participaram, ao lado do presidente do BID e do presidente do Banco do Nordeste de um almoço que precedeu a programação do evento.

Durante a reunião, o Banco do Nordeste apresentou aos governadores da Região o Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro), voltado para combater gargalos de infraestrutura econômica, ampliar a atração de investimentos e aumentar as exportações. O programa é desenvolvido em parceria com o BID, e prevê recursos da ordem de US$ 1,2 bilhão, a serem repassados para os Estados.

Segundo Jurandir Santiago, o Prodepro Nordeste será de grande importância no financiamento das infraestruturas produtivas, como a implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) e as empresas que nelas se instalarem. O Programa também financiará a preparação da modelagem de projetos para Concessão, Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou mesmo os projetos básicos e executivos das obras públicas.

Expectativas

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, José de Oliveira Júnior, há uma grande expectativa dos gestores pelas propostas que foram modeladas pelo BID. “Vamos conhecer hoje as propostas do BID que vêm sendo estudadas, por demanda dos governadores nordestinos, já há algum tempo. Em contatos anteriores, inclusive quando o presidente do BID visitou o nosso estado. Esse encontro em Fortaleza já vai nos permitir conhecer um documento de resposta às demandas apresentadas. Eles nos apresentarão uma linha de financiamento para desenvolvimento produtivo que pode vir a ser uma importante opção de recursos para novos projetos”, antecipou o secretário.

Além do secretário Oliveira Júnior, também integram a comitiva sergipana no evento os secretários de Estado da Fazenda, João Andrade; do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón; e do Desenvolvimento Econômico, Saumíneo Nascimento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.