Governador participa de reunião com diretoria do BNDES no Rio
O governador Marcelo Déda fez uma visita à diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na capital carioca no final da tarde desta quinta-feira, 10. O objetivo foi discutir a evolução de operações de crédito como o programa Sergipe Cidades, além dos Programas Emergenciais de Financiamento (PEF’s 1 e 2) criados pelo Governo Federal para ajudar os estados devido às quedas de arrecadação, dentre outras iniciativas.
“Nós viemos aqui mostrar a evoluções destes projetos e tivemos a felicidade de ver uma excelente avaliação do Sergipe Cidades, que continua a ser um caso exemplar que o BNDES tem divulgado no Brasil inteiro. Ao mesmo tempo, mostramos a necessidade de dar continuidade aos investimentos que foram deflagrados por essas operações de crédito”, disse Déda.
Novo pedido
Nesse sentido, o governador também apresentou um novo pedido de operações de financiamento de ordem de R$ 400 milhões para infraestrutura rodoviária, investimentos em desenvolvimento e infraestrutura urbana, além de operações na área de saneamento básico, a partir de um reforço de capital para a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
“Este projeto foi protocolado e nós detalhamos a sua execução, mostrando a necessidade de utilizarmos essa operação de crédito ainda em 2012, pois com ela nós concluiremos todo o ciclo de obras iniciado no primeiro governo. Assim encerraríamos a agenda de obras planejadas e iniciadas no governo anterior, completando esse ciclo até o final do ano. A partir daí, deflagrando o ciclo de novos investimentos”, explicou Déda.
Ainda de acordo com o governador, foi uma boa conversa e o banco ficou de examinar e deflagrar as respectivas negociações com o Governo do Estado.
Referência
Segundo o diretor do BNDES, Élvio Gaspar, o Sergipe Cidades é um programa que reinaugurou, a partir de uma nova safra de governadores eleitos em 2006, a idéia do planejamento do estado como um todo. “O que se via antes eram projetos isolados, que não contribuíam em conjunto para o desenvolvimento do estado. O Sergipe Cidades reinaugurou isso, e o BNDES vê as iniciativas do Governo de Sergipe com bons olhos”, revelou o diretor, ao afirmar que, a partir da experiência com o programa do Governo de Sergipe, passou a desenvolver um programa voltado para os estados chamado ‘BNDES Estados’.
“Essa é uma tentativa para estimular que os estados, assim como Sergipe, venham ao BNDES com um planejamento global, regionalizado, e que promova a dimensão da infraestrutura, do desenvolvimento econômico, urbano e social. Tudo isso deve estar num projeto de planejamento que nós vamos buscar compor com as melhores fontes para apoiar estas iniciativas”, explicou, ao reafirmar a credibilidade dos projetos sergipanos.
“O Estado de Sergipe foi quem nos estimulou a desenvolver o ‘BNDES Estados’, que está estimulando outros estados a investir na ferramenta do planejamento integrado. Desta forma, receber a segunda parte do Sergipe Cidades para nós é muito interessante”, avaliou o diretor.
Também acompanharam a reunião o chefe do departamento responsável por Sergipe, Marcelo Fernandes, a assessora da diretoria do banco, Cibele Corrêa, além dos secretários de Estado da Fazenda, João Andrade, do Planejamento, Oliveira Júnior; do Desenvolvimento Econômico, Zeca da Silva, e o assessor econômico do Governo, Ricardo Lacerda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador participa de reunião com diretoria do BNDES no Rio –