[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O monumento que se consolidou como símbolo do período natalino em Sergipe foi acionado na noite deste sábado, 4, sob o testemunho de milhares de sergipanos. Com mais de 127 metros de altura e quase 22 mil lâmpadas, a árvore de Natal da concessionária de energia Energisa, registrada pelo Guinness Book como a maior do mundo, foi acionada pelo governador Marcelo Déda em solenidade realizada na avenida Beira Mar, em Aracaju. O evento foi concretizado com o apoio do Governo do Estado por meio da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e com o suporte da Prefeitura de Aracaju através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).

No lançamento da árvore, que está em sua 22ª edição, Marcelo Déda ressaltou o significado do monumento e o estabeleceu como reflexo do compromisso da Energisa com o povo sergipano. “A iluminação da árvore da Energisa já se integrou à nossa cultura como uma das marcas do Natal sergipano. Ao longo dos anos, esse símbolo se incorporou à paisagem natalina de Aracaju. E o nosso povo, ao contemplá-lo, celebra a data magna da cristandade e, também, o talento e a capacidade dos trabalhadores sergipanos, representados pelos operários e engenheiros que ergueram essa grande torre ao longo dos últimos 30 dias. Agradeço à Energisa por esse presente que oferece a todos os sergipanos e pelo carinho de compartilhar, com todos nós, a competência e a capacidade técnica da companhia. Ao abrirmos aqui o período natalino, que possamos refletir sobre o ano que se passou e orar por muita paz e progresso para o ano que se iniciará”.

O governador ainda aproveitou a ocasião para exaltar a iluminação natalina da capital, iniciativa promovida pela Prefeitura de Aracaju. “Essa árvore não vai brilhar sozinha. As ruas de Aracaju estão iluminadas para o Natal graças ao trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira, que, ao lado de seus auxiliares da Prefeitura, brindou Aracaju com essa belíssima decoração”, disse.

O presidente da Energisa, Eduardo Mantovani, também exaltou a árvore de Natal da empresa como um ícone que, a despeito de ser idealizado e gerido pela iniciativa privada, tem significado público. “Não sentimos mais que a árvore é da Energisa. Ela é de Sergipe, é do povo sergipano. Estamos muito felizes em poder brindar a todos com esta homenagem. Um feliz Natal e um Ano Novo de grandes realizações para todos os sergipanos”.

Árvore

Com altura equivalente a um prédio de 47 andares, a árvore da Energisa é constituída por mais de 40 km de fios, 4,5 km de cabos multiplex e iluminada por duas mil lâmpadas strobes e 19.610 lâmpadas incandescentes. A potência necessária para iluminar a torre, em torno de 720 kva, é suficiente para o fornecimento de energia de um município como São Francisco, localizado no Baixo São Francisco sergipano. Cerca de 100 pessoas relacionadas aos mais diversos órgãos trabalharam na montagem do monumento.

Presenças

Também prestigiaram o acionamento da árvore o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.