[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A necessidade de beneficiar o escoamento da produção local e preparar as bases de um futuro próspero fez com que Ignácio Joaquim Barbosa, então presidente da Província de Sergipe Del Rey, surpreendesse a todos ao decidir transferir a capital da estruturada São Cristóvão para uma região portuária pouco habitada. Foi assim que no dia 17 de março de 1855 o povoado de Santo Antônio de Aracaju foi elevado à categoria de cidade, passando a se chamar apenas Aracaju.

Passados 156 anos, o gesto visionário de Ignácio Barbosa ainda é exaltado. Na manhã desta quinta-feira, 17, dia do aniversário de Aracaju, uma solenidade em homenagem ao ex-governante foi realizada na tradicional Praça do Mini-Golf. O momento teve a participação do governador Marcelo Déda, que hasteou a bandeira nacional e juntamente com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acendeu a pira cívica em alusão a todos que ajudaram a erguer o município e depositou flores no monumento que leva o nome do fundador da capital.

“Quando eu olho para o passado desta cidade eu verifico que Aracaju é a expressão mais completa do talento do povo sergipano. Porque esta cidade foi construída a partir de uma decisão política de Ignácio Barbosa. Então foi preciso que o povo do interior viesse para cá erguer esta cidade onde parecia impossível que uma cidade prosperasse. Ela é o símbolo da resistência, da luta, da inteligência e do talento do povo de Sergipe”, ressaltou o governador.

Conforme Déda, tal como Ignácio Barbosa fez à sua época, é imprescindível aos governantes olhar para o futuro vislumbrando metas mais audaciosas. “Eu olho para o futuro e vejo Aracaju como o grande portal de Sergipe no século XXI. Uma cidade moderna, com universidades, com um comércio atuante, com uma capacidade de prestação de serviços que se amplia a cada dia mais, e sobretudo uma cidade de um povo decidido, de um povo opinativo, de um povo atuante, de um povo crítico, mas ao mesmo tempo de um povo generoso”, colocou o governador.

No dia em que Aracaju completa mais um ano desde sua fundação, Déda ainda remeteu à sua trajetória de vida enquanto habitante da capital. “Esta cidade me abriu os braços e o coração quando cheguei aqui com 13 anos, vindo de Simão Dias, para estudar. Mas ela não me deu apenas educação, me deu amor, os meus filhos que são nascidos todos aqui e me deu a oportunidade da política. Foi aqui em Aracaju que eu fui batizado na vida pública, primeiro como deputado estadual, depois como deputado federal, prefeito duas vezes, e agora governador”, destacou.

Discurso

Diante do monumento que leva o nome de Ignácio Barbosa, o prefeito de Aracaju foi o responsável por discursar sobre o homenageado. “Esta cidade, que foi planejada, pensada, para ser a capital dos sergipanos, é uma obra de Deus, mas tem, diferente das outras cidades brasileiras, a mão do nosso povo de maneira extraordinária. Ela é fruto de um gesto de ousadia, de um homem a quem aqui hoje estamos rendendo homenagens. Na minha opinião, a partir de seu gesto, Ignácio Barbosa foi o responsável para que o Estado de Sergipe se viabilizasse como um Estado que deu certo”, enalteceu Edvaldo Nogueira.

 “Vejam que obra magnífica a nossa gente aracajuana construiu às margens do Rio Sergipe e do Oceano Atlântico. Ignácio, com a vocação dos homens que pensam no futuro, largou o conforto de São Cristóvão, que já era uma cidade estabelecida; percebeu que o futuro dependia da mudança da capital e conduziu aquela mudança para Aracaju. Este homem deve ser para nós, administradores, um exemplo”, acrescentou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.