Governador participa de evento em homenagem a Jenner Augusto
Na noite dessa quinta-feira, 15, o governador Marcelo Déda compareceu à abertura da exposição e lançamento do livro ‘Jenner Augusto: vida e obra’, realizada na galeria que leva o nome do artista no Espaço Cultural da Sociedade Semear. O livro foi organizado pelo procurador do Estado, Mário Britto e pelo neto de Jenner, Zeca Fernandes.
O evento faz parte das comemorações pelos 10 anos da Semear. Segundo Marcelo Déda, ao longo desses anos, a instituição ganhou reconhecimento por seu desempenho em defesa das artes e da cultura sergipana. “Eu testemunhei o surgimento da Sociedade Semear, é um projeto que nasceu, sobretudo, da militância de Cezar Britto, com o apoio dos seus irmãos, e de outros companheiros, através do seu desejo de constituir uma entidade que se transformasse numa ferramenta a favor do desenvolvimento social e de incentivo à cultura sergipana”, afirmou.
A publicação conta com textos escritos pelos organizadores e personalidades, como o sócio idealizador da Sociedade Semear, Cezar Brito, e o próprio Marcelo Deda. O livro é ilustrado com várias obras de Jenner Augusto, fotografadas pelo seu filho Guto Silveira.
“Sem dúvida é um catálogo que reúne a obra de um dos mais importantes pintores do Brasil, que é o sergipano Jenner Augusto. Essa obra foi feita com muito carinho, organizada por Mário Britto e contém em suas páginas o registro dos quadros, da iconografia produzida por Jenner. É um momento de celebrar o talento e a arte do estado de Sergipe”, comentou Déda.
De acordo com Mário Britto, o livro representa um resgate que se faz ao trabalho de um dos maiores artistas de Sergipe. “Esse livro vem para presentear Sergipe, mas de Sergipe, assim como Jenner ele irá para o mundo. A presença de Marcelo Déda aqui presta um reconhecimento não só do governador como autoridade, mas como homem, amante das artes, conhecedor de cultura e que sabe a importância de Jenner no contexto nacional das artes”, explicou o procurador.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a publicação enriquece a cultura sergipana. “Essa homenagem é uma forma não só de dividir esse conteúdo artístico com a população sergipana, mas como também de deixar um registro da belíssima obra desse artista sergipano. Quando esse projeto chegou a Secretária de Estado da Cultura, através de Mário Britto, nós fizemos questão de apoiar e participar de toda a confecção do livro.
Exposição
Já a exposição reúne diversas obras do artista, a exemplo dos quadros ‘São Francisco’ e ‘Composições’, pertencentes ao acervo particular de Marcelo Déda e ao Museu Histórico de Sergipe, respectivamente.
O curador da exposição e neto do homenageado, Zeca Fernandes, se mostrou honrado por sua contribuição no evento. “É muito gratificante, tenho um orgulho muito grande em poder participar deste evento junto com a Semear de resgate à memória de Jenner e aliado a essa exposição, a comemoração dos 10 anos da Semear, que vem realizando um trabalho belíssimo na área ambiental e cultural. Isso é muito importante para o desenvolvimento cultural da cidade”, declarou Zeca.
A exposição fica em cartaz até 15 de janeiro de 2012, com visitação de segunda a sexta das 9h às 19 h.
O artista
Nascido em 1924, Jenner Augusto faleceu no ano de 2003 aos 79. Sergipano, pintor, cartazista, ilustrador, desenhista, gravador, Jenner foi o precursor da Arte Moderna em Sergipe, através dos murais decorativos do Bar Cacique, com claras referências à obra de Portinari, realizado em 1949.
Foi também um dos integrantes do movimento de renovação das artes plásticas na Bahia, durante a década de 50. Numa viajem para expor no Rio de Janeiro conheceu Cândido Portinari e José Pancetti, que o recomendaram à crítica e aos colecionadores. Conheceu ainda James e Jorge Amado, que viria a ser o maior divulgador de sua arte e um de seus maiores fãs.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador participa de evento em homenagem a Jenner Augusto – Fotos: Marcelle Cristinne/ASN