[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, se reuniu nesta terça-feira, 10, em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Eles trataram de diversas obras de infra-estrutura, como o projeto de uso múltiplo do Canal do Xingó e as obras de irrigação do Jacaré-Curituba, previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O governador também pediu o apoio do ministro à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo senador Antônio Carlos Valadares que cria o Fundo de Revitalização Hidroambiental do Rio São Francisco.

Marcelo Déda e Geddel Vieira Lima também falaram sobre a transposição do São Francisco. “O ministro está aberto aos críticos da transposição e tem sido paciente para ouvir as opiniões contrárias ao projeto, sem abrir mão da opinião do presidente Lula”, elogiou Déda.

Sobre os projetos de infra-estrutura, o ministro mostrou disposição em avançar na execução do Canal do Xingó. De acordo com o governador, Geddel já conhecia o projeto e estuda propostas. “Este é o mais importante dos projetos do PAC para Sergipe”, disse Marcelo Déda, ressaltando que o Canal do Xingó vai alavancar a economia do semi-árido e criar condições de sustentabilidade para que o homem possa conviver com a seca. A obra vai propiciar a distribuição de água e a irrigação na região.

Na reunião, também foram discutidos os projetos de irrigação do Jacaré-Curituba, outra obra prevista no PAC que vai beneficiar o interior do Estado. O governador pediu, ainda, o apoio do ministro da Integração Nacional para a aprovação da “Emenda Valadares”. Se aprovada, a PEC apresentada pelo senador sergipano vai destinar, anualmente, cerca de R$ 250 milhões para o Fundo de Revitalização do Rio São Francisco.

Marcelo Déda e Geddel Vieira Lima também conversaram sobre o projeto “Água para Todos”, elaborado pelo ministro e que prevê levar água tratada para todas as comunidades ribeirinhas que vivem às margens do São Francisco.

Turismo

O governador também se encontrou com a ministra do Turismo, Marta Suplicy. Marcelo Déda a cumprimentou pela indicação ao cargo e reforçou os pleitos de Sergipe já encaminhados ao então ministro Walfrido Mares Guia no início deste ano. Entre os projetos está a construção da ponte sobre o rio Vaza-Barris.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.