Governador participa da entrega de prêmios da Olimpíada Ambiental
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou nesta manhã de quarta-feira, dia 6, da entrega dos prêmios da Olimpíada Ambiental, que está na sua sexta edição. O evento é um projeto de cunho socioeducativo, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), desde 2007.
Sua realização também objetiva estimular os atores envolvidos, alunos e professores das redes públicas de ensino e de escolas particulares, a refletirem de forma crítica e analítica as questões relacionadas ao meio ambiente sergipano.
Para o governador, neste sexto ano consecutivo realizando a Olimpíada Ambiental, o Governo do Estado forma na juventude uma consciência sobre a responsabilidade com o tema. “Nas semanas em que se comemora o meio ambiente mobilizamos nossos estudantes para que eles produzam trabalhos, reflexões, campanhas que ajudem Sergipe a preservar seu meio ambiente e que possibilite a sociedade, em especial a juventude, compreender a importância e relevância de lutar em defesa de um ambiente bem cuidado e preservado”.
Estudantes e professores tiveram três meses para produzir maquetes, poemas, paródias, vídeos e textos, conforme a modalidade sobre o eixo temático da Olimpíada. A base para os trabalhos foi previamente anunciada pela organização do evento. Em 2012, o tema escolhido foi: “Sergipe na Rio+20: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”.
Este ano participaram do certame 1.808 alunos de 128 instituições de ensino em cinco categorias de premiação: Ensino Infantil, Fundamental Menor e Fundamental Maior, Médio e Superior. Também se inscreveram 39 professores na modalidade Projetos.
Diversidade
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes, a Olimpíada ambiental envolve crianças e adultos, e possui uma grande diversidade, pois permite que outras áreas da arte sejam abordadas pelos alunos. “Isso permite que o olhar do aluno possa ser voltado para inúmeras formas. Essa é a face mais bonita da educação ambiental, porque são formados conceitos a partir da infância e ele passa a ser seguramente um cidadão que vai pensar na sustentabilidade, em um ambiente equilibrado e que ele faz parte do meio ambiente”, observou Nunes.
Ariele Cristina, de 9 anos, aluna do Colégio Estadual Albano Franco, no Santa Maria, foi selecionada na categoria Escultura Fundamental I, com o projeto Mangabeiras de Sergipe na Rio + 20, Rumo a Sustentabilidade. “Foram duas semanas de trabalho, pela manhã e tarde, mas fomos vitoriosos e estamos muito felizes”, relatou. Ela contou ainda que a escultura que tem o Cristo Redentor e mangabeiras foi pensada na sustentabilidade e preservação das mangabas. “Aprendemos em sala de aula que não podemos acabar com o meio ambiente, e sim, preservá-lo”.
Premiação
Além de troféus e medalhas oferecidos pelo Instituto Luciano Barreto Júnior, a Olimpíada ofereceu prêmios de R$ 500,00 em Caderneta de Poupança, oferecidos pela Fundação Alphaville para os classificados em 1º lugar em cada modalidade, e de R$ 1.000,00 para a categoria professor.
Rio + 20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o secretário Genival Nunes, Sergipe estará presente no evento apresentando todas as suas ações ambientais. “Somos um Estado referência na ação ambiental, então, estamos discutindo a sustentabilidade e Rio + 20 em Sergipe”, complementou.
Para o governador Marcelo Déda, a experiência de trabalho na área ambiental em Sergipe será levada para a Rio + 20. “Não ‘cochilamos’ com relação a medidas e ações que possam melhorar o meio ambiente no Estado. Será uma reunião de avaliação de tudo aquilo que foi feito há 20 anos. Na Conferência Mundial do Meio Ambiente, chefes de Estado vão examinar as decisões tomadas, atualizar suas metas e convocar a humanidade a se mobilizar contra as ameaças do planeta terra. Hoje existe a necessidade de se consolidar uma política ambiental em todo o planeta, que ajude a limpar a Terra e possibilitar que a vida do ser humano seja mais confortável e sustentável”.
As ações que serão apresentadas na Rio + 20, realizadas pelo Governo do Estado, giram em torno da criação e consolidação de quatro unidades de conservação, duas unidades fixas de proteção permanente e duas Áreas de Proteção Ambiental (APA) no litoral Sul e no Morro do Urubu. Já está sendo realizado um trabalho de implantação da APA no litoral Norte.
A Rio + 20 vai conhecer também as unidades de preservação da Mata do Junco (Mata Atlântica) e Grota do Angico (Caatinga), além do aumento da produção de água; o plano estadual de recursos hídricos; o plano estadual de combate à seca; e as ações na área de educação ambiental. Já existe um diagnóstico florestal, instrumento que fornece informações acerca da cobertura vegetal remanescente e das principais fontes de degradação das florestas de Sergipe, o que ajuda nas ações específicas e pontuais que devem ser realizadas.
Ações
Sergipe também participa do Inventário Florestal e possui ainda a sala de Situação de Eventos Críticos, onde chegam as informações por satélites, fato que ajuda a evitar catástrofes, além de um Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. “São dezenas de ações e Sergipe tem que se orgulhar da sua Política Estadual do Meio Ambiente. Uma política consolidada e forte. As crianças de hoje terão, no futuro, orgulho de saber que neste tempo de governo, produzimos, criamos e consolidamos o meio ambiente”, assegurou Marcelo Déda.
Participação
Estiveram presentes na solenidade de premiação da VI Olimpíada Ambiental o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, a secretária adjunta de Estado da Educação, Hortência Araújo, a secretária Municipal de Educação, Josevanda Franco; a representante da Fundação Alphaville, Giovana Kill, Bertulino Menezes, representando a Câmara de Vereadores de Aracaju; Luciano Barreto, do Instituto Lucioano Barreto Júnior; e o coordenador da Frente das Águas do Rio Sergipe, o jornalista Osmário Santos, entre outros.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador participa da entrega de prêmios da Olimpíada Ambiental –