[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

* Matéria atualizada às 12h34 desta segunda-feira, 10/05.

Mais 346 cidadãos passaram a integrar o efetivo dos servidores públicos do Estado de Sergipe, após aprovação em concurso público. A solenidade de posse, que foi conduzida pelo governador Marcelo Déda, foi realizada nesta segunda-feira, 10, no auditório do Centro de Convenções (CIC).

Foram empossados os aprovados no concurso 01/2007 da Secretaria de Estado de Administração (Sead), destinados à Secretaria de Estado da Educação (Seed), sendo 15 para os cargos de merendeiro escolar e 66 para executor de serviços básicos. Já referente ao concurso 01/2009 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foram empossados 223 assistentes de trânsito e 42 vistoriadores.

É a segunda etapa do preenchimento das vagas criadas pela Lei 6809 de 10/12/2009 que ampliou o número de vagas do Concurso 01/2007, permitindo que 1.155 excedentes fossem chamados. No último dia 29 de abril, 376 candidatos foram empossados.

Para o governador Marcelo Déda, está é uma demonstração efetiva do compromisso do Governo de Sergipe com a realização de concursos públicos. “Esta será uma marca da nossa administração, alcançando números inéditos para este período de gestão e fatos de destaque como a realização do primeiro concurso da história do Detran”, enfatizou o governador.

Histórico

De 2007 a 2010, com os admitidos hoje, já foram empossados 6.821 candidatos, 3.650 deles do concurso 001/2007 Sead/Seed. O restante foi aprovado nos demais concursos realizados no período, como Fundação Renascer, Funesa, SSP, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado, Fundações Estatais Saúde e Detran.

Segundo o governador Marcelo Déda, este é um dia histórico para o serviço público do Estado de Sergipe, e também ficará marcado na trajetória de todos os aprovados que iniciam sua carreira como servidores. “Hoje é um dia especial para todos vocês que adentram no serviço público do Estado de Sergipe, mas é também um dia especial para o Governo do Estado que reafirma uma marca que a democracia exige admitindo, através de concurso público, novos servidores para garantir a profissionalização da mão-de-obra evitando a precarização que caracterizou os anos passados”, afirmou o governador.
 
Ao explicar as eventuais necessidades de contratação de pessoal para atividades específicas, o governador também enfatizou os números históricos que consolidarão, até o final desta gestão, a contratação de cerca de oito mil novos servidores por concurso público. “A administração pública também tem a necessidade de se ajustar às exigências provocadas inclusive pelo aumento da abrangência da gestão, como por exemplo, quando há necessidade de contratação temporária diante da expansão do ensino médio em diversas localidades, o funcionamento de novas unidades de saúde ampliando a oferta de serviços, onde se faz necessária a contratação temporária de servidores dentro da forma estabelecida pela lei”, argumentou o governador.
 
“Essas contratações, na forma da lei, também preconizam que, de imediato, a administração já inicie as providências para a organização visando a seleção de pessoal para ocupar definitivamente as funções através de concurso público. E é assim que temos feito para solucionar a situação que encontramos onde haviam mais de nove mil servidores precários na administração”, completou Déda.
 
Segundo ele, é um orgulho promover uma solenidade de posse, para saudar os novos servidores e reafirmar o empenho do Governo do Estado em oferecer acesso à administração pública através da via mais democrática que existe que é o concurso público. “Por isso é uma alegria estar aqui para celebrar este momento e afirmar que vocês só devem este emprego ao talento, coragem e esforço que vocês mesmos realizaram ao estudar para conseguir a aprovação. Esta é uma vitória nas suas vidas e uma conquista histórica para a nossa administração que, em apenas três anos, já conseguiu admitir por concurso mais que o dobro da administração anterior, avançando para um número também histórico da admissão de oito mil servidores, por concurso, em quatro anos”, sentenciou Déda.
 
Boas vindas
 
O presidente do Detran, Francisco Dantas, afirmou que o órgão já aguarda os servidores de ‘braços abertos’, e que eles iniciarão de imediato um curso de capacitação para desenvolverem suas funções. “Esta é uma data muito importante para esta autarquia, que é presidida por mim no momento, e para o povo de Sergipe. Estamos presenciando a admissão dos servidores do primeiro concurso realizado pelo Detran desde a sua criação”, declarou o presidente, ao explicar que há servidores concursados no órgão, embora oriundos de outras secretarias como Administração, Segurança Pública e Educação.
 
“Esta é a democratização de oportunidades possibilitada pelo concurso público promovido pelo Governo do Estado, construindo a certeza que teremos a cada dia um Detran mais qualificado, com mão-de-obra treinada e plena consciência do que é ser um funcionário público”, concluiu o presidente.
 
Já o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto Prado, afirmou que ainda serão realizadas outras solenidades de posse, envolvendo outros aprovados do Detran, além de cerca de 550 servidores de nível médio para a Secretaria de Estado da Educação. “Graças ao ímpeto desse governo, mediante lei aprovada no ano passado, foram abertas mais 1.155 vagas para os servidores de nível médio na Educação, substituindo os contratos temporários por concursados. Esta tem sido uma meta desse governo, onde temos conseguido números expressivos na admissão de novos servidores para dinamizar o funcionamento da administração estadual”, explicou o secretário ao fazer uma saudação aos profissionais e técnicos da Sead responsáveis pelo recrutamento e seleção de pessoal.
 
Presenças
 
Também participaram do ato de posse, o vereador Magal da Pastoral, representando a Câmara de Vereadores de Aracaju, o secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, e o secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel PM Aelson Rezende, que representou o secretário João Eloy, dentre outras autoridades, membros da administração estadual e familiares dos empossados.
 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.