Governador em exercício reúne-se com organizadores da peregrinação de Divina Pastora
O governador de Sergipe em exercício, Jackson Barreto, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 5, com o secretário estadual de Segurança Pública, João Eloy, o comandante geral da Polícia Militar, Aelson Resende, o administrador paroquial Helelon Bezerra, e representantes da Prefeitura de Divina Pastora, com o objetivo de acertar os detalhes para a organização de um dos maiores eventos religiosos do Estado: a peregrinação de Divina Pastora, que acontece na cidade de mesmo nome, distante 39 quilômetros da capital. As festividades acontecem nos dias 13, 15 e 16 de outubro.
No primeiro ato enquanto governador em exercício, Jackson articulou com o secretário João Eloy as necessidades de preservar a segurança da cidade, já que o fluxo de romeiros e turistas chega a mais 100 mil pessoas no final de semana da peregrinação. Na ocasião, foi discutido o esquema de organização do trânsito. “Devemos convocar militares em folga para atender à demanda. Vamos trabalhar para que tudo ocorra dentro da tranquilidade”, assegurou João Eloy.
Segundo Jackson Barreto, a peregrinação de Divina Pastora é um ato religioso de grande importância para o Estado. “O evento já está inserido no calendário oficial de turismo. “Nós vamos juntar a fé, a religiosidade do nosso povo e o compromisso do Governo de fortalecer tudo que vem gerar emprego e renda para nosso povo”, ressaltou.
Jackson disse ainda que a festa do calendário católico tem uma representação histórica e o Governo irá colaborar para que tudo ocorra bem. “Eu nasci em Santa Rosa de Lima, cidade vizinha de Divina Pastora, e me sinto no dever, como católico e governador em exercício, de contribuir para o sucesso desse evento religioso”, disse.
Para o administrador paroquial de Divina Pastora, o pároco Helelon Bezerra, este ano a cidade celebra 53 anos de procissão. “A peregrinação começou em 1958, com o padre Luciano Cabral Duarte, que se tornou nosso bispo auxiliar, depois arcebispo e, hoje, bispo emérito”, relembrou. Ele citou ainda a programação do ato, que conta com confissões no santuário e celebrações noturnas, shows, entre outras atividades.
Programação
Peregrinação a Divina Pastora
De 13 a 16 de Outubro Local: Paróquia Nossa Senhora Divina Pastora
Tema: ‘Como Maria CREMOS em Deus’
13/10 Quinta – Feira
Das 15h às 19h – Adoração em preparação para a Peregrinação; durante o mesmo horário haverá confissões.
19h30 – Santa Missa Celebrada pelo padre André (Cumbe).
14/10 Sexta – Feira
15h – O povo pastorense com o sacerdote irão para a cidade de Riachuelo, de onde partirá a Peregrinação às 16h30.
19h30 – Santa Missa celebrada pelo padre Renato (Laranjeiras).
15/10 Sábado
Das 15h às 23h – Confissões no Santuário
17h – A imagem peregrina de Divina Pastora será levada para o Cruzeiro, de onde virá com os primeiros peregrinos para a missa de abertura oficial da Peregrinação. Durante o percurso até o Cruzeiro e o retorno ao Santuário, haverá animação da banda Ministério de Música Força Jovem do Discípulo Amado.
18h30 – Missa celebrada pelo Padre Cleberton (Nossa Senhora Aparecida) e animada pelo Padre Adeilson Carlos e a Banda Toque de Louvor. Logo após a Missa, a imagem peregrina de Divina Pastora será levada para a igreja de Riachuelo.
Logo após a Santa Missa haverá show com o padre Adeilson Carlos (Mosqueiro) e a Banda Toque de Louvor.
16/10 Domingo
Das 5h às 15h, haverá confissões no Santuário e em seu anexo, na Escola Dina.
5h – Missa celebrada dentro do Santuário pelo Padre Valdes (Siriri) e animada pelo Apostolado da Oração.
7h – Missa celebrada fora do Santuário pelo padre Helelon e animada pelo Ministério de Música Força Jovem do Discípulo Amado. Logo após a missa, haverá a exposição do Santíssimo Sacramento, na Tenda de Adoração.
8h30 – Dom Henrique (Bispo auxiliar de Aracaju) partirá em peregrinação da cidade de Riachuelo, ele estará com peregrinos e levando a imagem peregrina de Divina Pastora em direção ao Cruzeiro.
10h – Missa celebrada com a presença de Dom Mário (Bispo de Propriá) e animada pela Banda Comunidade que Canta, a qual fará um show logo após a Missa.
13h30 – Animação com o Ministério de Música Nova Aliança.
14h Saída da imagem peregrina de Divina Pastora do Cruzeiro.
15h Missa de encerramento da peregrinação realizada pelo arcebispo Dom José Palmeira Lessa e animada pelo Ministério de Música Nova Aliança.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Governador em exercício reúnese com organizadores da peregrinação de Divina Pastora – Fotos: Wellington Barreto/ASN