[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador em exercício, Jackson Barreto, esteve no município de Laranjeiras no início da noite desta quinta-feira, 14, para participar da solenidade de inauguração do Bureaux de Informações Turísticas Edmunda Lobão Linhares, situado em frente à praça Samuel de Oliveira. No mesmo prédio, ao lado da prefeita da cidade, Ione Sobral, o chefe do executivo regente prestigiou também a inauguração da Galeria Horácio Hora, com a abertura das exposições de artes plásticas Laranjeiras Cultural, e dos Vestígios das Escavações no terreno da Padaria Barroso.

“Fico feliz de ter participado desta inauguração de extrema importância para a cultura de Laranjeiras e de Sergipe. Esta cidade é um polo cultural de referência e precisa de centros como estes para fortificar a cultura local”, disse Jackson Barreto.

O Bureaux vai funcionar com o objetivo de informar aos cidadãos e turistas sobre as variedades culturais existentes no município, além de abrigar um moderno espaço de exposição de artes. Segundo a prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral, a parceria dos governos municipal, estadual e federal nos últimos anos tem evidenciado a cultura local. “Nunca houve nesta cidade tantos investimentos nessa área. Essa obra não foi fácil de fazer e quem ganha é o nosso povo”, disse. A  prefeita anunciou também a gratificação aos grupos folclóricos Samba de Pareia e Cacumbi que, durante dois anos, irão receber a quantia de R$ 5 mil para montarem seus projetos e darem continuidade às manifestações.

Música no Museu

Estas inaugurações coincidem com  projeto ‘Música no Museu’, ocorrido no município no último dia 12, e que tem o patrocínio do BNDES e o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo. Trata-se, na verdade, de uma série de concertos gratuitos que busca privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência.

O Música no Museu já levou para os museus brasileiros mais de 250 mil pessoas, aliando o conhecimento e o reconhecimento da história, à boa música. No total, cerca de 2.500 apresentações já foram realizadas com a participação de mais de 1.100 músicos, dentre eles 80 artistas internacionais.

Homenageada

A laranjeirense Edmunda Lobão Linhares nasceu em 08/05/1927 e faleceu em 06/08/2009. Filha de Dario Oliveira Linhares, intendente Municipal responsável por um conjunto de obras de infraestrutura e escolas. Ela foi professora em Aracaju e em Laranjeiras, além de ser servidora pública, musicista, compositora e cantora.

Presenças

Também prestigiaram o evento, além de familiares da homenageada, vereadores locais, secretários municipais, a representante do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Terezinha Oliva, e os secretários de Estado da Agricultura, José Sobral, e Cultura, Eloísa Galdino.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.