[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda é o paraninfo da primeira turma do curso Técnico em Agroindústria do Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, situado em Neópolis. A cerimônia de colação de grau dos 84 alunos ocorrerá na noite desta sexta-feira, 18, na sede do centro. O centro profissionalizante foi construído pelo governador Marcelo Déda entre os anos de 2007 e 2008.
 
O curso, que teve a duração de dois anos, começou em agosto de 2008 e terminou em maio deste ano. Segundo a diretora do Serviço de Educação Profissionalizante (Sepro), Rivânia Andrade, Agonalto Pacheco tem atualmente mais quatro turmas em andamento, num total de 103 alunos, que irão se formar em dezembro deste ano. Além disso, serão abertas mais duas turmas, com um total de 80 vagas.
 
“Vejo o curso profissionalizante como uma saída para os jovens no mercado de trabalho. É para eles a grande chance de empregabilidade, pois aqueles que não são chamados para trabalhar acabam abrindo seu próprio negócio”, disse Rivânia. Segundo ela, todos os alunos desse curso já fizeram estágio em diversas empresas.
 
Investimentos
 
Agonalto Pacheco foi o primeiro centro de ensino profissionalizante da rede estadual. As obras do centro foram paralisadas em 2003. Em abril de 2007 a administração do governador Marcelo Déda retomou as obras, com a assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 2.928.228,54. Os investimentos são oriundos da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal.
 
A unidade de ensino tem quatro salas de aula, além de laboratórios de agroindústria, irrigação, mecanização agrícola, físico-química, sementes, solos, topografia, informática, marcenaria, olivicultura, piscicultura e silvicultura, além de auditório e biblioteca.
 
A iniciativa marcou o início de uma meta de Governo para elevar o patamar de Sergipe a um dos estados com melhor rede de ensino técnico, partindo de duas escolas técnicas federais hoje existentes, para sete escolas em todo o estado. Em 2009, o governador entregou o Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, situado em Aracaju.
 
O centro abriu 540 vagas para os cursos de Técnico em Redes de Computadores, Serviços de Restaurante e Bar e Serviços de Condomínio. Os investimentos foram da ordem de R$ 3.969.099,83, oriundos do Governo Federal e do Governo do Estado.
 
Cursos profissionalizantes

 
Atualmente, a rede estadual possui cinco unidades de ensino profissionalizante: Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva (Neópolis); Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto (Aracaju); Conservatório de Música (Aracaju); Centro de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro (Poço Redondo) e Escola Família de Ladeirinha (Japoatã). Essas unidades atendem a 1.827 alunos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.