[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta segunda-feira, 11, o governador Marcelo Déda participou da solenidade de posse da desembargadora Suzana Maria Carvalho Oliveira como a nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Na ocasião, diversas autoridades e magistrados foram agraciados com a Medalha do Mérito Eleitoral, que é outorgada a personalidades com relevante serviço prestado à Justiça Eleitoral. Dentre os homenageados, o governador Marcelo Déda e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski.

Durante a posse, o ministro também fez o lançamento oficial do cadastramento biométrico para a Justiça Eleitoral sergipana, ja que Sergipe será um dos estados pioneiros no país. Com essa inovação, será realizada (com previsão para junho e conclusão em dezembro) uma revisão eleitoral na qual todos os eleitores deverão ser recadastrados com a inserção dos seus dados biométricos (impressão digital) nos cadastros do TRE.

Segundo o ministro e presidente do TSE, Sergipe deverá ter todos os seus cerca de 1,4 milhão de eleitores cadastrados biometricamente neste primeiro momento de implantação do sistema. Em seguida, o Estado de Alagoas e capitais como Curitiba (PR) e Goiânia (GO), além de cidades-pólo como Caruaru (PE) e Jundiaí (SP), também deverão participar deste início do processo. A previsão é que o processo seja concluído em todo o país em meados de 2018, assegurando mais rapidez, segurança e eficiência nos processos eleitorais.

Homenagem

Após o ato onde a desembargadora Suzana Oliveira foi oficialmente empossada como a nova presidente do TRE em Sergipe, iniciou-se a condecoração das autoridades como o ministro Ricardo Lewandowski, que recebeu a comenda no grau de “Grã-Cruz”, o governador Marcelo Déda, que também recebeu a “Grã-Cruz” do Mérito Eleitoral, além dos desembargadores Josefa Paixão, Cláudio Dinart Déda Chagas e Luiz Mendonça, que receberam a comenda no grau de “Comendador”.

“Recebo com muita alegria e com muita honra esta homenagem, pois o TRE de Sergipe é a Corte democrática que coordena a vida eleitoral do nosso estado. Desde 1982 que eu disputo eleições, com uma longa trajetória na disputa política e ver essa trajetória homenageada pelo tribunal, considerando nas palavras da nova presidente, desembargadora Suzana, os esforços que sempre realizei como deputado estadual, federal, e como membro do executivo para fortalecer as instituições democráticas, me deixa extremamente honrado e feliz”, declarou o governador Marcelo Déda.

“Quando esta homenagem ocorre num momento tão significativo, na presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, durante o lançamento de um projeto em que Sergipe será pioneiro, agregando mais tecnologia à votação e garantindo mais lisura aos pleitos, tudo isso me enche de alegria e aumenta a minha responsabilidade como político e como cidadão para continuar servindo ao Brasil e lutando pela democracia brasileira”, concluiu o governador.

Referência

Nas palavras do presidente Ricardo Lewandowski, foi motivo de satisfação e honra ter sido agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral pelo tradicional e respeitado Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. “Este é um estado que honra a todo o país não apenas por abrigar em todo o seu território um povo ordeiro e trabalhador mas, especificamente, por ter contribuído para a grande nação brasileira com juristas de nominata nacional e internacional. Tenho certeza que todos os homenageados guardarão esta comenda em um lugar muito especial de seus corações”, afirmou Lewandowski.

“Também é um privilégio, e falo em nome da Justiça Eleitoral brasileira, em poder lançar no progressista e belo Estado de Sergipe a segunda fase da identificação biométrica dos eleitores brasileiros. Sergipe será o primeiro estado brasileiro a ser totalmente informatizado com seus eleitores cadastrados biometricamente. Isto garantirá ainda mais rapidez, celeridade e segurança num processo onde o TRE de Sergipe já é referência”, complementou o presidente. 

Participaram da solenidade autoridades como o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Alves Neto, a presidente do Tribunal de Contas, conselheira Isabel Nabuco, o deputado Garibalde Mendonça, representando a Assembleia Legislativa, o prefeito e o vice-prefeito da capital, respectivamente, Edvaldo Nogueira e Silvio Santos, dentre outras autoridades, magistrados, parlamentares, secretários de Estado e secretários municipais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.