Governador discute parcerias com comandante do 2º Distrito Naval
Firmar parcerias que garantam capacitação de pessoal, consultoria na aquisição de equipamentos e instrução técnica na implantação de um serviço de patrulhamento fluvial na região da Grande Aracaju. Este foi um dos temas discutidos pelo governador Marcelo Déda durante a visita do vice-almirante Fernando Eduardo Studart Wimer, comandante do Segundo Distrito Naval, em Salvador (BA), cuja jurisdição também abrange o Estado de Sergipe. O encontrou aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, 9.
Além de cumprimentar o governador, em sua primeira visita oficial ao Estado de Sergipe como comandante do 2º DN, o vice-almirante explicou ao governador os aspectos que envolvem a atuação da Marinha do Brasil como organização militar prestadora de serviço, a exemplo da "hospedagem" que está sendo fornecida à plataforma Piranema. A plataforma está temporariamente fundeada na Base Naval de Aratu, em Salvador, de onde seguirá nos próximos dias para Aracaju.
"Lá nós dispomos de toda a logística e fornecemos os serviços de abastecimento, estaleiro, além de oferecer um local seguro para as embarcações. Essa é uma outra vertente da atuação da Marinha", explicou o comandante.
O governador relembrou diversos aspectos relativos ao seu último mandato como deputado federal, quando o atual comandante ocupou a função de chefe da Assessoria da Marinha na Câmara dos Deputados, onde eram discutidos assuntos pertinentes a atuação da Marinha do Brasil.
Parcerias
O governador Marcelo Déda reportou-se a uma solicitação que já havia sido enviada à Capitania dos Portos, solicitando aval técnico para a implantação de um Núcleo de Patrulhamento Fluvial destinado a combater ações criminosas nos estuários e áreas de manguezal que margeiam diversas localidades da Grande Aracaju.
"Esta iniciativa envolverá o Corpo de Bombeiros e diversos segmentos da Polícia Militar, a exemplo da Polícia Ambiental, oferecendo mais agilidade no combate ao crime e em ações de busca e salvamento, além de oferecer mais condições para ações de proteção ambiental na área de manguezal", detalhou o governador.
O vice-almirante afirmou que a Marinha dará toda a consultoria necessária, desde legislação até a capacitação operacional de pessoal para desempenho das operações fluviais. "Daremos todo o suporte necessário para o enquadramento legal das novas atribuições, não conflitando com as atribuições já previstas sob a jurisdição da Marinha. Além disso, através de parcerias, ofereceremos toda a capacitação necessária às tarefas operacionais no ambiente fluvial", garantiu o vice-almirante Fernando Wimer.
Ao fim da visita, o comandante do 2º DN ofereceu ao governador um catálogo contendo a descrição da Força Naval brasileira, e o governador retribuiu presenteando o vice-almirante com um Atlas da economia sergipana, contendo descrição das principais atividades econômicas e perspectivas de desenvolvimento. "Ficamos muito honrados com a visita do vice-almirante Fernando Wimer e fizemos questão de manifestar a simpatia do Governo e do povo de Sergipe pela Marinha do Brasil, por seu papel institucional e pela integração em diversas parcerias com o poder público estadual e municipal", afirmou o governador.
Acompanharam a visita o capitão dos Portos de Sergipe, Mauro José Rocha Araújo, o assistente direto do comandante, capitão de Corveta Flávio Pavone, e o chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, tenente-coronel PM Carlos Augusto Bispo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador discute parcerias com comandante do 2º Distrito Naval – Foto: Márcio Dantas/ASN