[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A modernização do Diário Oficial do Estado de Sergipe foi pauta da reunião ocorrida nessa quinta-feira, 17, entre o governador Marcelo Déda, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, e o presidente da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Jorge Carvalho. O objetivo é que a partir de 2012, o Diário Oficial passe a possuir uma versão digital.

A mudança exige uma preparação cuidadosa que envolve todo um processo de modernização da Segrase e da relação que os demais órgãos estaduais mantêm com a empresa.  De acordo com Jorge Carvalho, a publicação digital implica em atenção a características como autenticidade e perenidade. “Publicar o Diário Oficial no meio digital não significa apenas pegar a edição de papel, transformá-la num programa PDF e colocá-la na tela, pois é necessário garantir autenticidade da matéria que sai, certificar digitalmente aquilo que é publicado e garantir a perenidade, uma vez que o conteúdo publicado no Diário Oficial do Estado gera direito. Como também há necessidade que daqui a vinte, trinta, quarenta anos, quando precisarem recuperar alguma informação dessas, seja possível garantir essa recuperação”, explicou o presidente da Segrase.

Visando acompanhar a proposta, algumas transformações já vêm sendo realizadas, como a determinação que fez com que as publicações ocorressem efetivamente a cada dia,  justificando o título de diário para a publicação. “Regularizando isto agora é possível que se construa as condições pra que ele circule num outro tipo de suporte. Esse suporte vai democratizar as informações do governo porque a sociedade terá acesso oline, totalmente gratuito, possibilitando aos cidadãos conhecer todos os atos que o Governo do Estado publica”, enfatizou Jorge Carvalho.

Para o governador as transformações apresentadas consolidam cada vez mais a Segrase como uma empresa de comunicação. “A Segrase não se limita a imprimir o Diário Oficial, ela é hoje uma editora e começa a se modernizar para que possamos oferecer novos serviços à sociedade sergipana”, comentou Marcelo Déda, evidenciando a expectativa dos próximos passos do projeto. “Temos um serviço cada vez mais eficaz, atual e transparente. A expectativa é que em breve possamos ter o Diário Oficial digital, como um avanço significativo para modernização da administração pública sergipana”, ressaltou.

Segundo o gestor da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), o projeto apresentado pelo presidente da Segrase ao governador demonstra um passo importante em direção a modernização da gestão púbica. “A disponibilização integral das informações do governo através da Internet permite ampliar a transparência da gestão pública de forma moderna”, declarou Oliveira Júnior.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.