Governador constata danos provocados por temporal em Itabaiana
Prestar solidariedade e colaborar na recuperação dos prejuízos. Estes foram os motivos da visita do governador de Sergipe, Marcelo Déda, a Itabaiana na tarde de sábado, 17. Acompanhado de secretários de Estado e dirigentes de órgãos, o governador percorreu diversas ruas da cidade ao lado da prefeita da cidade, Maria Mendonça. Durante a visita, o governador reafirmou o compromisso de colocar toda a estrutura do Governo do Estado à disposição do município, sobretudo das camadas mais carentes da população, vitimado pelo temporal que atingiu a cidade na tarde da última sexta-feira, 16.
"Vimos cenas muito dramáticas. Eu, que freqüento Itabaiana há mais de 20 anos, nunca tive notícia de situação similar. Estamos aqui para prestar solidariedade e declarar a disposição de colaborar com a prefeitura na recuperação dos prejuízos, de modo que possamos devolver, o mais breve possível, a normalidade ao município de Itabaiana", afirmou o governador.
Segundo a Defesa Civil Estadual, em uma hora e meia choveu cerca de 110 mm. "Isto é o que está previsto para chover num período de dois meses aqui em Itabaiana", disse o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Naílson Santos. Moradores afirmaram que situação semelhante só foi registrada no ano de 1967, quando uma forte chuva também castigou a cidade.
Prejuízos
Em algumas ruas, o nível da água superou a marca de um metro, deixando um rastro de destruição e prejuízos em estabelecimentos comerciais. Pavimentos foram arrancados e, em alguns locais, a força da água empilhou os paralelepípedos, arrancou os sistemas de drenagem e chegou a derrubar paredes. Depois de constatar os prejuízos provocados pela chuva, o governador verificou os danos ocorridos no mercado municipal da cidade.
"Felizmente não houve vítimas, mas vamos continuar em alerta e tomar as providências para que não sejamos pegos de surpresa com as próximas chuvas previstas pelos centros de meteorologia", afirmou Marcelo Déda.
Reunião
Acompanharam a visita o secretário da Casa Civil, José de Oliveira Júnior, a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Sônia Meire, a deputada estadual Ana Lúcia, o secretário de Articulação Política, Jorge Araújo, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Moura, o comandante da Polícia Militar, coronel José Péricles de Menezes, e secretários municipais de Itabaiana, entre outras autoridades.
Na próxima quinta-feira, 22, será realizada uma reunião com os secretários da Casa Civil, de Inclusão e Desenvolvimento Social, de Coordenação Política, da Fazenda e da Infra-Estrutura, com o procurador-Geral do Estado e com a coordenação da Defesa Civil para definir a forma de ajudar todos os municípios atingidos pelas chuvas. "Nós vamos tomar providências e definir a ação do Governo do Estado e a mobilização de órgãos federais para intensificar a atenção aos municípios atingidos pelas chuvas", afirmou Déda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Governador constata danos provocados por temporal em Itabaiana –