Governador assina pacto para crianças do semi-árido em Brasília
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, assinou nesta terça-feira, 26, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, governadores e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da sociedade civil o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido. A solenidade foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Com a iniciativa, o governador Marcelo Déda comprometeu-se a priorizar as crianças e os adolescentes do Estado nas ações do Governo de Sergipe, especialmente no que tange à educação, saúde, nutrição e proteção dos direitos.
Para o governador, um dos principais méritos do Pacto Nacional é reunir governos, sociedade organizada e o setor privado na busca de soluções que acabem com a miséria e a exclusão de um expressivo contingente de brasileiros. No semi-árido de 11 estados brasileiros, todos do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, vivem cerca de 13 milhões de crianças e adolescentes.
O desnível da região é visível frente às estatísticas. Enquanto no Brasil cerca de 45% das crianças e dos adolescentes vivem em famílias com renda inferior a meio salário mínimo por pessoa, no semi-árido este índice salta para 75%. É nesta região que se encontram 60% dos municípios brasileiros de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
"A execução das obras do PAC está diretamente ligada ao atendimento prioritário da parcela mais jovem da população. Para isso, é preciso consolidar as obras de infra-estrutura social", disse o governador.
Selo Unicef
Marcelo Déda destacou, ainda, o engajamento dos prefeitos sergipanos, já que todos os 36 municípios da região do semi-árido do Estado aderiram ao Selo Unicef Município Aprovado. Destes, segundo a secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, cinco receberam o selo em 2006, o que os torna referência mundial para angariar novos apoios. São eles Cedro de São João, Lagarto, Poço Redondo, Porto da Folha e Propriá. De acordo com o governador, eles serão priorizados nas ações do governo estadual.
Com o Selo Unicef, as autoridades pretendem incentivar o envolvimento dos prefeitos nas ações em benefício de crianças e adolescentes para atingir resultados objetivos em educação, saúde e proteção. Em seu pronunciamento, o presidente Lula, dirigindo-se aos governadores presentes, pediu que "problemas financeiros" não deixassem em segundo plano as políticas "para melhorar a vida do povo pobre deste país". "Tem problema financeiro, mas cuidar do pobre é muito mais barato do que qualquer outra coisa que a gente faça neste País", afirmou o presidente.
Da solenidade no Palácio do Planalto participou, ainda, o coordenador do Unicef para os estados de Sergipe e Bahia, Ruy Pavan.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador assina pacto para crianças do semiárido em Brasília – Foto: Sérgio Amaral