Governador aprova projeto para reorganização urbanística da Orla da Atalaia
Na manhã desta terça-feira, 23, o governador Marcelo Déda manteve uma reunião de trabalho com o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, onde este lhe apresentou um projeto desenvolvido para proporcionar uma reorganização na ocupação dos espaços na Orla da praia de Atalaia. Além de medidas de caráter urbanístico, a ação também prevê o aperfeiçoamento dos serviços de segurança pública e, sobretudo, de proteção ao meio ambiente.
“Este projeto contempla uma série de medidas para regularizar e ordenar a ocupação da região, onde vamos revisar as concessões que existem há muito tempo, aperfeiçoar e ordenar o uso do solo, além de assegurar um ambiente cada vez mais funcional e atraente para o principal cartão postal da nossa capital”, esclareceu o governador.
De imediato, o governador determinou a criação de um grupo de trabalho que será coordenado pelo secretário chefe da Casa Civil, Jorge Alberto Prado que, dentre outras ações, buscará a interação com a Prefeitura Municipal de Aracaju para iniciar as medidas necessárias.
Valorização
Segundo o secretário Elber Filho, esta é uma necessidade diante da importância daquele espaço como atrativo turístico e espaço de lazer para a população sergipana. “Nós detectamos, além do uso irregular do solo, ligações clandestinas de água e energia elétrica, dentre outras irregularidades que põem em risco a vida dos turistas e dos próprios trabalhadores ali instalados”, explicou Elber. “Da mesma forma é necessário reforçar a segurança pública em toda a região da Orla, pois temos verificado vários registros de delitos na área. Isso exigirá uma ação ampla que foi avalizada pelo governador”, completou.
Segundo o secretário, para a concretização da medida será imprescindível o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, através do seu corpo de fiscalização. “Nós buscaremos promover essa ação articulada, utilizando o ‘poder de polícia’ da administração municipal sobre os espaços públicos para intensificar essa ação fiscalizatória para regularizar a região”, destacou o Elber Filho.
“Nós reconhecemos que na área existem trabalhadores e artesãos, mas isso tem que funcionar de forma regular, credenciada junto à Emsetur, que é o órgão gestor da Orla, e de forma ordenada para que a Orla continue sendo o principal cartão postal de Aracaju, um dos mais bonitos do Nordeste e do Brasil, como um instrumento turístico destinado à população e não o inverso, como vem acontecendo”, justificou o secretário.
Participaram da reunião com o governador, o secretário chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, e o presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador aprova projeto para reorganização urbanística da Orla da Atalaia – Fotos: Marcos Rodrigues/ASN