[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Numa reunião com 10 dos 11 representantes de Sergipe no Congresso Nacional, na noite desta terça-feira, 23, em Brasília, o governador Marcelo Déda apresentou as prioridades do Governo do Estado, com estimativas de custos, que poderão ser incorporadas ao Orçamento Geral da União para 2008. Elaboradas sob a coordenação da secretária de Planejamento, Lúcia Falcón, as propostas são resultado das consultas populares em todos os municípios de Sergipe e que resultaram no Plano de Desenvolvimento Territorial e Participativo do Estado.

Deputados e senadores que participaram do encontro manifestaram ao governador o interesse de incorporar às 15 emendas coletivas da bancada as sugestões do Governo do Estado, das quais 82% atendem o interior de Sergipe. Entre os "subsídios" à bancada, como definiu a secretária Lúcia Falcón, destacam-se os projetos estruturantes nas áreas de turismo (ponte Estância-Indiaroba e reforma do Aeroporto de Aracaju), logística (porto de Aracaju e ZPE – zona de processamento de exportação) e infra-estrutura urbana na Grande Aracaju.

A partir das sugestões do Governo do Estado, os parlamentares decidirão, até o início da próxima semana, as propostas que serão incorporadas como emendas de bancada à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Ao ouvir deputados e senadores de Sergipe, Marcelo Déda destacou que todas as propostas partiram de ampla consulta popular por meio de conferências realizadas em todos os municípios do Estado. Nova reunião dos parlamentares de Sergipe, provavelmente nesta quarta-feira, 24, debaterá o conteúdo das emendas.

Outras propostas

As demais propostas do Planejamento são: construção de matadouros, construção de CVTs (Centros de Vocação Tecnológica), ampliação e reforma de unidades de pronto-atendimento à saúde, implementação da polícia cidadã, implantação de aterros sanitários, reabilitação de perímetros irrigados, construção de moradias, construção de estações de tratamento e abastecimento de água, construção de redes de coleta e estações de tratamento de esgoto, qualificação profissional, além da construção do novo terminal pesqueiro em Aracaju, de investimentos em citricultura, da construção da Linha Vermelha no contorno da capital, da manutenção e qualificação da rodovia João Bebe Água e da ligação entre a Avenida São Paulo às BR’s 101 e 235.

Da reunião participaram os senadores Almeida Lima, Antonio Carlos Valadares e Maria do Carmo, e os deputados federais Albano Franco, Eduardo Amorin, Jackson Barreto, Jerônimo Reis, José Carlos Machado (coordenador da bancada), Mendonça Prado e Valadares Filho. O deputado Iran Barbosa justificou sua falta. Também esteve presente à reunião o representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.