[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os dois grandes eixos do novo Governo de Sergipe são a inclusão pelo direito, para afastar a exclusão social, e a inclusão pela renda, onde a parceria com o capital privado é importante. Os 17 mil sergipanos que já participaram das conferências municipais e territoriais do Plano de Desenvolvimento Territorial Participativo, que definirá o PPA (Plano Plurianual) 2007-2010, é uma forma objetiva de inclusão pelo direito. A parceria do Estado com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) é um exemplo de assessoramento que propiciará a inclusão pela renda.

A exposição, do governador de Sergipe, Marcelo Déda, fez parte de sua palestra para um grupo de empresários brasileiros e norte-americanos na 23ª reunião do Conselho Superior do MBC, na tarde desta terça-feira, 10, em Brasília. A reunião foi presidida pelo empresário gaúcho Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do MBC e do grupo siderúrgico Gerdau.

Em sua intervenção, o governador fez um esboço do planejamento estratégico do Estado, destacando que a gestão moderna, como apregoada pelo MBC, é um instrumento para políticas como a inclusão social. "Queremos escolher as ferramentas do setor privado que sejam adequadas ao setor público", disse Marcelo Déda.

Ao lado de Gerdau, Robert W. Lane, chairman e CEO da Deere & Company, que liderava o grupo de empresários estrangeiros, e Deborah Wince-Smith, presidente do Conselho de Competitividade dos EUA, Déda apresentou a visão estratégica que a nova gestão do Estado está imprimindo em Sergipe. Na mesa, também como palestrante, o governador Teotônio Vilella, de Alagoas, que falou sobre a modernização da gestão pública.

Cidadão pleno

Após criticar as gestões patrimonialistas, fisiológicas e nepotistas que predominaram no país e que, gradualmente, estão sendo substituídas por uma nova geração de governadores, Marcelo Déda disse que seu trabalho advoga o cidadão pleno. "Por que chamar a sociedade a cada quatro anos", perguntou, referindo-se às eleições quadrienais para os governos estaduais. "Nossa meta é o cidadão pleno", destacou, relatando a experiência das conferências municipais e territoriais.

Após sua intervenção, Gerdau Johannpeter elogiou o "entusiasmo do governador" ao proferir a palestra. "Para nós do MBC não há sonho maior do que o sucesso de seu governo. Somos parceiros nessa luta", destacou o empresário.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.