[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta quinta-feira, 17, o governador Marcelo Déda participou, ao lado do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, da 6ª Reunião do Comitê Gestor do programa ‘Pacto pela Vida’ que reuniu autoridades de segurança, representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, diversas secretarias de estado e estudiosos do tema. A reunião ocorreu na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), na cidade do Recife.

Acompanhado do secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Oliveira Júnior, da Segurança Pública, João Eloy, do secretário-adjunto, João Batista, do comandante da Polícia Militar, coronel PM Aelson Resende, o governador acompanhou todo o processo de discussão, exposição e debate diante das estatísticas criminais que são a base para o trabalho do comitê gestor do programa pernambucano.

“Embora Sergipe tenha indicadores de homicídios menores que os do Estado de Pernambuco, nós verificamos que há uma ‘pressão’ nessa estatística que aponta um viés de alta nesse aspecto. Há uma tendência de crescimento no número de homicídios. Por isso, estamos acompanhando com muito interesse e curiosidade essa experiência pernambucana que considero, do ponto de vista de gestão de política de segurança, o que há de mais inovador no Brasil”, avaliou Déda.

Segundo o governador, a política implementada produziu uma redução significativa no número de homicídios e, em consequência, dos demais delitos que são monitorados. “A nossa intenção aqui é conhecer com detalhes o funcionamento do ‘Pacto pela Vida’”, argumentou o governador, ao relatar a reunião da noite anterior, onde conheceu em detalhes o funcionamento do programa apresentado pelo próprio governador e por técnicos do governo pernambucano.

“Hoje vim participar dessa reunião de monitoramento pra conhecer, na prática, o funcionamento dessa sala de situação, a intervenção das autoridades do sistema de segurança e a integração com outros instituições e poderes, consolidando a participação efetiva dos que fazem a segurança pública num diálogo aberto e transparente com o próprio governador”, descreveu o governador.

Segundo ele, sua grande surpresa foi se deparar com a “qualidade da política, a excelência da ferramenta e a inovação da discussão aberta e transparente entre os entes de governo e demais instituições que tem responsabilidade pela segurança”.

Integração das Polícias

Já o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, destacou a importância da ação integrada entre Polícia Civil e Polícia Militar. “Este exemplo que vimos aqui consolida a tese de que temos que continuar investindo na integração entre as polícias e os demais organismos de segurança e defesa social”, afirmou. Segundo ele, o modelo pernambucano também inspira a uma dinamização do combate aos crimes contra a vida, como homicídios e latrocínios, preservando os cidadãos, e também atenuando a ocorrências de outras modalidades criminais, sobretudo crimes violentos e contra o patrimônio.

“Isto não é um ‘bicho de sete cabeças’. Nós temos plenas condições de implantar uma medida semelhante em Sergipe, potencializando esta ação integrada dos organismos de segurança à atuação de outros órgãos estatais ou não e poderes como o Ministério Público e o Judiciário”, pontuou João Eloy.

Contribuição

O governador Eduardo Campos fez questão de ressaltar que se sentia honrado com a presença do governador Marcelo Déda e técnicos da segurança pública de Sergipe, afirmando que a sua administração está à disposição para a troca de experiências e colaboração no que for necessário. “Sabemos que a segurança pública deu um salto de qualidade sem precedentes na administração de Marcelo Déda. Vocês também produziram inovações que são alvo de nossa análise e estamos de portas abertas para trocar experiências buscando a segurança dos nossos cidadãos”, destacou o governador pernambucano, referindo-se às ações de inteligência policial, combate ao tráfico e ao crime organizado verificadas em Sergipe.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Sergipe, coronel BM, Nailson Santos, e o chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, tenente-coronel PM Carlos Augusto Bispo, também acompanharam a reunião do Comitê Gestor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.